A opção de transações fixas está disponível para você ter um controle facilitado das receitas e despesas fixas mensais, com esta ferramenta você poderá cadastrar as transações fixas e também acompanhar o total de despesas e receitas fixas.
Para ter acesso a esta funcionalidade, acesse Financeiro > Transações através do menu lateral esquerdo e selecione "Transações Fixas", acompanhe na animação a seguir.
Na tela inicial desta funcionalidade o sistema irá mostrar o total em receitas e despesas fixas cadastradas atualmente. Ainda nesta tela será possível visualizar o resumo das receitas e despesas fixas, com o dia de recorrência, descrição, categoria e valor da transação.
Cadastrando uma nova transação fixa
Para cadastrar uma nova transação fixa, basta clicar no botão "+Transação Fixa" a partir da tela do próprio relatório.
Ao clicar neste botão o sistema irá abrir a tela para preenchimento das informações referente a nova transação fixa, sendo elas:
Descrição: onde é inserido o nome da transação;
Categoria: aqui é selecionado em qual categoria essa transação se encaixa;
Valor da transação: é inserido o valor da transação recorrente;
Repetir esta transação pelos próximos (meses): por quantos meses essa transação se repetirá automaticamente no sistema;
Dia de recorrência: qual dia do mês será lançado no sistema;
Receita/Despesa: aqui é selecionado se é uma receita ou uma despesa;
Observações: qualquer informação relevante é inserida nesse campo;
Pagamentos: aqui é/são inserida(s) informação de como será paga a transação.
Após preencher os dados, é só clicar em "Salvar" ao final da tela e pronto, a transação estará cadastrada!
IMPORTANTE: as transações fixas devem ser lançadas apenas se tem sempre o mesmo dia de recorrência e mesmo valor todos os meses em que vai se repetir!
Lancei a transação fixa incorretamente, o que devo fazer? 🤔
Caso tenha lançado de forma incorreta, uma transação fixa, você poderá retornar em Financeiro > Transações > Transações Fixas, clicar sobre a transação, para então Deletar, ou Editar.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!