Para ter um controle financeiro completo da sua clínica, o software da GestãoDS permite lançar receitas avulsas — ou seja, receitas que não estão vinculadas a atendimentos.
Essas receitas podem incluir, por exemplo: venda de produtos, participação em cursos e oficinas, aluguel de salas para outros profissionais, entre outras fontes de receita.
Lançando a receita avulsa
Para lançar uma receita avulsa, acesse o menu lateral Financeiro → Transações e clique em “+ Receita” na nova tela. Acompanhe na animação a seguir:
Na tela de lançamento, você encontrará os seguintes campos:
Descrição: insira o nome da receita, como ela será identificada nos relatórios financeiros.
Categoria: selecione uma das categorias previamente configuradas para classificar essa receita corretamente.
Paciente (opcional): caso a receita esteja relacionada a um paciente específico, selecione-o aqui. Esse campo é opcional, mas caso seja informado o prestador será obrigatório informar um paciente.
Prestador (opcional): informe o profissional que realizou o serviço, se aplicável. Esse campo é opcional, mas caso seja informado o paciente será obrigatório informar um prestador.
Observações (opcional): utilize esse campo para registrar qualquer informação adicional sobre a transação, que possa ser útil para o controle financeiro.
Valor (R$): informe o valor total da receita.
Método de pagamento: escolha como o valor será recebido (dinheiro, cartão, Pix, etc.).
Caixa: selecione o caixa no qual a receita será lançada.
Data de pagamento: indique o dia em que o valor foi ou será recebido. A data será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade.
Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;
Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;
Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;
Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".
💳 Pagamento com mais de um método?
Use essa opção caso o pagamento tenha sido ou será feito com mais de um método. Por exemplo, parte do pagamento em dinheiro e parte no cartão.
Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.
Finalize clicando em "Salvar".
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