Os fluxos de WhatsApp são sequências de mensagens que ajudam a tornar a comunicação com os pacientes mais padronizada, eficiente e acolhedora.
Você pode utilizá-los em dois momentos: antes do atendimento (para garantir que o(a) paciente esteja bem orientado(a)) e após o atendimento (reforçando cuidados e instruções importantes).
📲 Acessando a ferramenta
Acesse Marketing > WhatsApp Marketing no menu lateral esquerdo. Se a clínica possuir mais de um(a) profissional de saúde cadastrado(a), selecione o usuário médico desejado e clique no botão "Fluxo de Mensagens".
Na nova tela, clique em "+Novo Fluxo" para iniciar a criação.
📝 Preenchendo as informações do fluxo
Antes de preencher os detalhes do fluxo, será necessário escolher a configuração de envio:
📤 Configuração do fluxo
Você poderá escolher entre dois formatos de envio:
WhatsApp | Manual: o envio será feito pela equipe da clínica através do WhatsApp Web, com base no relatório de mensagens do dia.
WhatsApp | Automático (ChatGDS): o envio será feito automaticamente pelo sistema, sem necessidade de ação manual da equipe.
📄 Informações do fluxo
Após definir a configuração de envio, preencha os seguintes campos:
Nome do fluxo: usado apenas para organização interna. Os pacientes não visualizam esse nome.
Tipo: escolha entre:
Cor: define a cor de identificação do fluxo nos relatórios.
Responsável pelo envio: selecione o(a) profissional de saúde ao qual o fluxo será vinculado.
Mensagem: escreva o texto que será enviado via WhatsApp. Você pode utilizar variáveis automáticas, como [PACIENTE_NOME], para personalizar.
Quando enviar a mensagem?: define quando a mensagem será listada no relatório de mensagens do dia.
📌Para fluxos do tipo Agendamento, o dia 0 é o dia do agendamento.
📌Para fluxos do tipo Atendimento, o dia 0 é o dia do atendimento (se vínculo automático) ou o dia do vínculo do fluxo ao paciente (se manual).
⚠️Os fluxos do tipo "Agendamento" precisam ser vinculados manualmente aos agendamentos. Já com os fluxos do tipo "Atendimento", você poderá optar pelo vinculo manual no paciente ou pelo vinculo automático, atrelado aos serviços, veja como:
🔁 Criando um fluxo com múltiplas mensagens
Se desejar enviar mais de uma mensagem no mesmo fluxo, clique em "+Mensagem". Cada mensagem deve ser vinculada a um dia diferente de envio.
Você pode adicionar quantas mensagens quiser, sempre preenchendo os campos de Mensagem e Quando enviar a mensagem?
Ao finalizar, clique em “Salvar”.
🔒 Permissões e configurações necessárias
Verifique se sua clínica possui as permissões e configurações necessárias para usar a funcionalidade.
O(a) profissional de saúde precisa ter o módulo de Marketing incluído no plano contratado para visualizar a opção de WhatsApp Marketing.
Para um usuário criar fluxos, não é necessária nenhuma permissão específica.
Para excluir fluxos de WhatsApp, é necessário ser usuário com perfil de Administrador(a).