Após criar um fluxo de e-mail no sistema, você pode vinculá-lo manualmente ao paciente ou automatizar o envio com base no tipo de atendimento finalizado.
Essa automatização está disponível para fluxos do tipo "Atendimento", e pode ser configurada para procedimentos, exames e cirurgias.
🧩 Quando o fluxo é enviado automaticamente?
Após feita a configuração mostrada neste artigo, sempre que um atendimento for finalizado por um profissional da saúde (seja um procedimento, exame ou cirurgia), o sistema da GestãoDS identifica o serviço registrado no prontuário e realiza o vínculo automático do fluxo de e-mail configurado para esse serviço ao paciente que foi atendido.
A partir desse vínculo, o sistema segue a programação definida no fluxo (dias e mensagens) e realiza o envio automático dos e-mails ao paciente, conforme configurado previamente — sem necessidade de ação manual da equipe.
⚠️ Importante: Para que o envio ocorra, é necessário que a funcionalidade de envio de e-mails esteja ativada no sistema. Veja nosso artigo sobre a Como ativar o envio de e-mails através do software da GestãoDS!
🔧 Relembrando: como criar um fluxo de e-mails?
Antes de realizar o vínculo, certifique-se de que o fluxo de e-mail foi criado e está configurado corretamente.
🔗Como vincular o fluxo de e-mail a procedimentos, exames e cirurgias?
O passo a passo é o mesmo para os três tipos de atendimento. Veja como fazer:
Acesse o menu lateral esquerdo Serviços > Todos Atendimentos
No topo da tela, selecione a aba correspondente ao serviço desejado: Procedimentos, Exames ou Cirurgias
Clique em Tipos de Procedimentos, Tipos de Exames ou Tipos de Cirurgias, conforme o serviço escolhido
Encontre o serviço que deseja configurar e clique no botão de Editar (ícone de lápis azul)
Na aba Médicos, selecione o profissional da saúde desejado
Escolha o fluxo de e-mail que deve ser vinculado a esse serviço
Clique em Salvar para concluir a configuração
💡 Se quiser que o sistema envie e-mails diferentes para cada profissional, é necessário criar um fluxo de e-mail específico para cada um deles.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!