Como criar um Fluxo de e-mail

O que é, como criar e configurar um fluxo de e-mail no GestãoDS

Atualizado há mais de uma semana

Os Fluxos de e-mail são caracterizados como um envio de e-mail pontual através do sistema, ou seja, você pode vincular um Fluxo de e-mail a um paciente específico e enviar material personalizado ou então automatizar o envio de orientações de pós-procedimento, por exemplo. Neste artigo vamos mostrar como utilizar, criar e configurar estes envios.


Como criar um Fluxo de e-mail

Para criar um Fluxo de e-mail, você irá em Marketing (no menu lateral) > Fluxos de e-mail > "+Fluxo de e-mail".

Será preciso preencher as seguintes informações:

Informe o nome do fluxo: será o nome do fluxo, servirá apenas para a identificação do fluxo na hora de vincular ao paciente ou automatizar dentro do GestãoDS.

Tipo: em nossa plataforma temos 2 tipos de envio, os fluxos de envio de consulta e agendamento. A definição do tipo irá depender do formato de envio dos fluxos, essencialmente. São eles:

  • Agendamento: envio de orientações de pré-atendimento, vinculada diretamente na agenda. Neste tipo você poderá trabalhar com datas negativas (dois, três, quinze dias antes do agendamento - por exemplo).

  • Atendimento: envio de orientações de pós-atendimento ou no formato avulso, pode ser vinculada direto no paciente ou automatizada após o atendimento de procedimento, exames e cirurgias.

  • Assunto do e-mail: exatamente o título do e-mail que o paciente receberá em sua caixa de entrada.


  • Dia: será quando o e-mail será enviado. Não são utilizadas datas (como 01/01/2000) e sim numerais, como 01, 02.

Atenção: Como mencionado anteriormente, há duas maneiras distintas de preencher os dias:

  1. Fluxos do tipo atendimento: Por serem fluxos de pós-atendimento, o envio será feito em dias após o vínculo/finalização do atendimento, neste caso, a recomendação é preencher do número zero para cima:

  2. Fluxos do tipo agendamento: Por serem fluxos de pré-atendimento, o envio pode programado para ser enviado dois dias antes do atendimento, preenchendo com numerais negativos, como na imagem abaixo, por exemplo:

  • Hora de envio: horário que o e-mail será enviado.


  • Conteúdo E-mail: a mensagem que será enviada. Aqui você poderá inserir imagens, links, e utilizar as variáveis "Paciente Nome", por exemplo, para automatizar o preenchimento desta informação - neste caso o sistema irá puxar o campo de "como gostaria de ser chamado" do cadastrou ou, se ele estiver em branco, o nome completo.

Após criar o e-mail, basta clicar em Salvar Fluxo, para adicioná-lo ao fluxo de envios.

Você pode, também, adicionar novos e-mails, para serem feitos envios conforme o dia de envio determinado para cada um dos e-mails, por exemplo: há a possibilidade de criar fluxos para o paciente receber orientações 1 dia após a realização do atendimento, outro e-mail novamente em 15 dias, e um terceiro e-mail para 120 dias, após a realização deste atendimento. Acompanhe na imagem abaixo.


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