Após criar o orçamento, os próximos passos serão: marcá-lo como ganho, lançar o pagamento, agendar os atendimentos e gerenciar os créditos para garantir que os pacientes estão mantendo o ritmo dos atendimentos propostos.
Neste artigo vamos mostrar como fazer a gestão dos orçamentos após a criação tendo como objetivo o fechamento (ganho), porém sabemos que em algumas situações o paciente pode desistir, perder o interesse ou até mesmo decidir em prosseguir em um outro momento. Para verificar como fazer a gestão de orçamentos perdidos, clique aqui.
1) Marcar orçamento como "ganho"
Você irá determinar um orçamento como "GANHO" quando o paciente fechar o pacote de tratamentos por completo, ou seja, sem nenhuma alteração. Para situações onde o paciente não irá realizar apenas 01 dos serviços propostos, orientamos para verificar a opção de GANHO PARCIAL.
Acesse o módulo de "Negócios", no menu lateral esquerdo;
Identifique a coluna de "Status";
Clique sobre "Em aberto" e selecione a opção "Ganho" e pronto! ✨
Agora já será possível lançar o pagamento para este orçamento bem como realizar o agendamento dos atendimentos que o compõe.
2) Ganho Parcial de Orçamentos
Você irá determinar um orçamento como "GANHO PARCIAL" quando o paciente não deseja fechar o plano de tratamento/orçamento por completo, ou seja, há algum serviço que ele não deseja realizar no momento.
Acesse o módulo de "Negócios", no menu lateral esquerdo;
Identifique a coluna de "Status";
Clique sobre "Em aberto" e selecione a opção "Ganho Parcial";
Selecione o que deseja fazer com cada serviço que compõe o orçamento.
PERDA: Caso o paciente relate que não tem mais interesse em realizar este atendimento você conseguirá identificar qual foi o MOTIVO DA PERDA. Desta forma, no futuro, você e sua equipe podem avaliar os motivos mais comuns e traçar planos de ação para melhor atender seus pacientes.
INTERESSE: Se o paciente ainda tem interesse no serviço, porém não deseja realizá-lo agora e sim futuramente, selecione a opção "INTERESSE" e defina qual é o INTERESSE do paciente para fechamento no futuro.
GANHO: Procedimento dentro do orçamento que o paciente deseja fechar (ficará disponível como crédito para atendimento).
3) Lançar pagamento
Uma vez o orçamento determinado como "GANHO", dentro do relatório de Orçamentos → Todos Orçamentos, clique nos três pontinhos (...) na coluna "MAIS AÇÕES". A tela para lançamento dos valores será igual a tela que você tem acesso na agenda. 😉
4) Agendar atendimentos
Quando você selecionar um paciente que possui orçamento disponível, o sistema irá sinalizar através do botão "ORÇAMENTO DISPONÍVEL".
Para usar os créditos liberados a partir do orçamento, será preciso selecionar a opção "ORÇAMENTO" em TIPO AGENDAMENTO na hora de agendar o paciente e na sequência definir qual é o orçamento que você deseja agendar.
🚩 O orçamento não está aparecendo para agendamento, o que faço?
Se você lançou um orçamento para o paciente, ao selecioná-lo na agenda, não ficou identificado como "ORÇAMENTO DISPONÍVEL", ele não foi marcado como "GANHO". Para resolver, acesse Negócios → Orçamentos → Todos Orçamentos e marque o orçamento como "GANHO" para liberar os créditos.
5) Gerenciar créditos
Para você acompanhar de pertinho a evolução dos planos de tratamento/orçamentos, acesse Negócios → Gerenciar Créditos. Na coluna "ANDAMENTO" você consegue visualizar de forma prática quais atendimentos foram realizados e os que ainda estão pendentes.
Clicando sobre o orçamento será possível adicionar observações, agendar aquele crédito ou marcá-lo como "REALIZADO", caso o atendimento tenha ocorrido porém o médico não finalizou a evolução.