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Criar modelos de orçamento

Facilite sua rotina com orçamentos padronizados

Atualizado há mais de uma semana

Se no seu dia a dia é comum repetir orçamentos com pequenas variações, temos uma solução que vai te poupar tempo: os Modelos de Orçamento!

Com eles, você pode deixar planos de tratamento prontos e, na hora de gerar um novo orçamento, fazer apenas os ajustes necessários antes de enviar ou imprimir para o(a) paciente.

Neste artigo, vamos te mostrar como configurar e utilizar os modelos de forma prática.

✏️ Como criar um modelo de orçamento

  1. Acesse Negócios, no menu lateral esquerdo;

  2. Clique em OrçamentosModelos de Orçamento;

  3. Pressione o botão Novo modelo de orçamento.

Ao criar um modelo, você precisará preencher algumas informações importantes:

📌 Título do modelo

Dê um nome fácil de identificar ao seu modelo. Ele será exibido na hora de selecionar o modelo ao criar um novo orçamento.

💼 Serviços

Adicione os serviços que deseja incluir no orçamento (procedimentos, cirurgias, exames, etc.). Para cada item, preencha:

  • Créditos: número de sessões ou atendimentos incluídos;

  • Valor unitário: valor por atendimento;

  • Desconto: pode ser aplicado em % ou em valor fixo (se houver).

🧾 Itens extras

Sabemos que, em algumas situações, é necessário incluir produtos ou serviços de terceiros no orçamento — como em cirurgias, onde pode ser preciso adicionar itens como "hospital" ou "instrumentador(a)", por exemplo.

A aba Itens Extras foi criada para permitir que você complemente o orçamento com:

  • Produtos comercializados na clínica (como materiais, kits ou cosméticos);

  • Serviços de terceiros, como instrumentadores(as), anestesistas ou centros cirúrgicos.

Você pode selecionar um item já cadastrado ou criar um novo diretamente por essa tela. Veja como:

✅ Para itens já cadastrados:

  1. Selecione o produto ou serviço de terceiros desejado;

  2. Preencha os seguintes campos:

    • Créditos: número de utilizações previstas (sessões, unidades, etc.);

    • Valor unitário: preço por unidade do item;

    • Desconto (opcional): pode ser aplicado como porcentagem (%) ou valor fixo (R$).

➕ Para cadastrar um novo item:

  1. Clique no botão azul “+” ao lado do campo de seleção;

  2. Preencha as informações:

    • Descrição do item (ex: “Taxa do hospital” ou “Kit cirúrgico”);

    • Valor.

💡 Importante:
Se o valor não for pago diretamente à clínica (ou seja, será pago a um(a) profissional ou empresa terceirizada), marque a opção: "Paciente paga a terceiros (não afeta o financeiro da clínica)"

Assim, o item será exibido no orçamento para fins de registro e transparência, mas não entrará no controle financeiro da clínica.

📎 Anexos e Observações

Na última parte da criação do modelo, você poderá incluir:

  • Anexos: como termos de consentimento, documentos informativos ou imagens;

  • Observações: públicas (visíveis no orçamento enviado) ou privadas (apenas para uso interno).

🧠 Dica importante!

Você pode utilizar variáveis automáticas para personalizar seus modelos. Ao inserir essas variáveis, o sistema preenche os dados automaticamente ao gerar um orçamento. As disponíveis são:

  • [PACIENTE_NOME] → Nome do(a) paciente

  • [MEDICO_NOME] → Nome do(a) profissional

  • [MEDICO_CRM] → Número do CRM

✅ Como aplicar um modelo ao criar um orçamento

Na tela de criação de um novo orçamento, acesse a aba Serviços e selecione o modelo desejado, no campo "Selecionar modelo de orçamento". O sistema preencherá automaticamente as informações conforme o que foi configurado.

Depois, é só ajustar o que for necessário e clicar em Salvar!


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