Neste artigo, vamos mostrar como você pode adicionar ou alterar os procedimentos realizados em um atendimento que já foi finalizado no software da GestãoDS.
Essa funcionalidade é útil em situações em que o(a) paciente decide, no momento do atendimento, realizar outro procedimento além do agendado ou substituir o procedimento inicialmente marcado. Com poucos cliques, é possível atualizar o atendimento com os procedimentos corretos, mantendo o histórico fiel à realidade.
⚠️ Antes de começar: atenção com ajustes após a finalização
Não recomendamos que o tipo de atendimento seja ajustado após a finalização do atendimento. Essa funcionalidade está disponível no sistema, mas deve ser usada apenas em situações de erro de registro, pois pode impactar diretamente nos fluxos de comunicação com o paciente e na gestão financeira.
👉 A forma ideal de ajustar o tipo de atendimento é:
Antes do atendimento iniciar: ação permitida para usuários médicos e operacionais.
Durante o atendimento: ação permitida apenas para usuários médicos.
Motivos pelos quais indicamos esse cuidado:
Se sua clínica utiliza fluxos de WhatsApp vinculados a serviços, esses fluxos são ativados no momento em que o atendimento é finalizado. Portanto, alterações feitas após esse momento não ativarão nem desativarão os fluxos.
Caso pagamentos ou cobranças tenham sido realizados com base nos procedimentos errados, a alteração posterior pode gerar falhas no controle financeiro, necessidade de reembolsos ou retrabalho da equipe.
🔐 Permissão necessária para editar procedimentos
Para realizar essa alteração, é necessário que seu usuário tenha permissão de Administrador(a) no sistema.
💡 Importante: Se você ainda não possui essa permissão, consulte o artigo sobre Permissões Administrativas para entender mais ou solicite o acesso a um(a) usuário(a) com perfil de administrador.
📋 Acessando o relatório de atendimentos
Siga o passo a passo abaixo para localizar o atendimento:
No menu lateral esquerdo, clique em Serviços > Todos Atendimentos.
Utilize os filtros disponíveis para localizar o atendimento desejado (por paciente, data, Médico etc.).
Clique sobre o nome do atendimento, destacado em azul, na coluna Tipo, para abrir os detalhes.
✏️ Adicionando ou substituindo procedimentos realizados
Na tela de edição do atendimento:
Role a página até a seção de Informações do atendimento e clique no ícone de lápis para editar.
Para adicionar novos procedimentos realizados além dos já listados, clique no campo Tipo de procedimento e selecione os procedimentos adicionais.
Para substituir procedimentos (caso o paciente tenha feito algo diferente do que foi agendado):
Clique em Salvar para atualizar as alterações.
🏥 E se for uma cirurgia ou exame?
Esse mesmo processo também pode ser utilizado para exames e cirurgias, desde que o atendimento tenha sido finalizado originalmente com esse mesmo tipo de serviço.
✅ Por exemplo, você pode editar um atendimento finalizado como exame, adicionando ou trocando por outro exame.
❌ O sistema não permite alterar entre diferentes tipos de serviços (ex: de exame para procedimento ou de cirurgia para consulta).
Além disso, atendimentos finalizados como consulta, primeira consulta ou retorno não permitem nenhuma alteração posterior.
💳 Atenção ao pagamento do atendimento
Ao alterar os procedimentos de um atendimento finalizado, o valor total do atendimento também será atualizado automaticamente com base nos valores padrão configurados nos serviços.
Isso significa que:
O sistema irá subtrair o valor dos procedimentos removidos;
E somar o valor dos novos procedimentos adicionados, mesmo que o pagamento já tenha sido informado e marcado como pago.
✅ Caso o pagamento já tenha sido informado, o que você deve revisar após alterar o tipo de atendimento:
O novo procedimento tem valor maior que o anterior?
O status do pagamento ficará como Parcial. Será necessário registrar o pagamento do valor faltante.
O novo procedimento tem valor menor que o anterior?
O status do pagamento continuará como Informado. A clínica terá recebido ou registrado um valor maior do que a soma dos atendimentos realizados. Neste caso, siga o processo padrão da clínica para reembolso ou disponibilizar créditos, e registre essa movimentação no sistema.
📘 Se ainda não tiver um processo padrão, veja nossa sugestão no E-book Rotinas Financeiras e Adaptações.
O procedimento adicionado ao atendimento não tem valor padrão configurado?
O sistema não atualizará o valor do atendimento e o pagamento pode ficar incorreto. Revise e ajuste manualmente, para garantir que o paciente não pague a mais nem que a clínica deixe de receber valores devidos.
Ficou com alguma dúvida? 🤔
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para te auxiliar!