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Como adicionar ou alterar procedimentos em um atendimento finalizado

Aprenda como corrigir ou complementar o tipo de atendimento registrado após a finalização

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, vamos mostrar como você pode adicionar ou alterar os procedimentos realizados em um atendimento que já foi finalizado no software da GestãoDS.

Essa funcionalidade é útil em situações em que o(a) paciente decide, no momento do atendimento, realizar outro procedimento além do agendado ou substituir o procedimento inicialmente marcado. Com poucos cliques, é possível atualizar o atendimento com os procedimentos corretos, mantendo o histórico fiel à realidade.

⚠️ Antes de começar: atenção com ajustes após a finalização

Não recomendamos que o tipo de atendimento seja ajustado após a finalização do atendimento. Essa funcionalidade está disponível no sistema, mas deve ser usada apenas em situações de erro de registro, pois pode impactar diretamente nos fluxos de comunicação com o paciente e na gestão financeira.

👉 A forma ideal de ajustar o tipo de atendimento é:

  • Antes do atendimento iniciar: ação permitida para usuários médicos e operacionais.

  • Durante o atendimento: ação permitida apenas para usuários médicos.

Motivos pelos quais indicamos esse cuidado:

  • Se sua clínica utiliza fluxos de WhatsApp vinculados a serviços, esses fluxos são ativados no momento em que o atendimento é finalizado. Portanto, alterações feitas após esse momento não ativarão nem desativarão os fluxos.

  • Caso pagamentos ou cobranças tenham sido realizados com base nos procedimentos errados, a alteração posterior pode gerar falhas no controle financeiro, necessidade de reembolsos ou retrabalho da equipe.

🔐 Permissão necessária para editar procedimentos

Para realizar essa alteração, é necessário que seu usuário tenha permissão de Administrador(a) no sistema.

💡 Importante: Se você ainda não possui essa permissão, consulte o artigo sobre Permissões Administrativas para entender mais ou solicite o acesso a um(a) usuário(a) com perfil de administrador.

📋 Acessando o relatório de atendimentos

Siga o passo a passo abaixo para localizar o atendimento:

  1. No menu lateral esquerdo, clique em Serviços > Todos Atendimentos.

  2. Utilize os filtros disponíveis para localizar o atendimento desejado (por paciente, data, Médico etc.).

  3. Clique sobre o nome do atendimento, destacado em azul, na coluna Tipo, para abrir os detalhes.

✏️ Adicionando ou substituindo procedimentos realizados

Na tela de edição do atendimento:

  1. Role a página até a seção de Informações do atendimento e clique no ícone de lápis para editar.

  2. Para adicionar novos procedimentos realizados além dos já listados, clique no campo Tipo de procedimento e selecione os procedimentos adicionais.

  3. Para substituir procedimentos (caso o paciente tenha feito algo diferente do que foi agendado):

    • Clique no “X” ao lado do procedimento que deseja remover.

    • Em seguida, selecione o(s) procedimento(s) correto(s) realizado(s) durante o atendimento.

  4. Clique em Salvar para atualizar as alterações.

🏥 E se for uma cirurgia ou exame?

Esse mesmo processo também pode ser utilizado para exames e cirurgias, desde que o atendimento tenha sido finalizado originalmente com esse mesmo tipo de serviço.

✅ Por exemplo, você pode editar um atendimento finalizado como exame, adicionando ou trocando por outro exame.


❌ O sistema não permite alterar entre diferentes tipos de serviços (ex: de exame para procedimento ou de cirurgia para consulta).

Além disso, atendimentos finalizados como consulta, primeira consulta ou retorno não permitem nenhuma alteração posterior.

💳 Atenção ao pagamento do atendimento

Ao alterar os procedimentos de um atendimento finalizado, o valor total do atendimento também será atualizado automaticamente com base nos valores padrão configurados nos serviços.

Isso significa que:

  • O sistema irá subtrair o valor dos procedimentos removidos;

  • E somar o valor dos novos procedimentos adicionados, mesmo que o pagamento já tenha sido informado e marcado como pago.

✅ Caso o pagamento já tenha sido informado, o que você deve revisar após alterar o tipo de atendimento:

  1. O novo procedimento tem valor maior que o anterior?
    O status do pagamento ficará como Parcial. Será necessário registrar o pagamento do valor faltante.

  2. O novo procedimento tem valor menor que o anterior?
    O status do pagamento continuará como Informado. A clínica terá recebido ou registrado um valor maior do que a soma dos atendimentos realizados. Neste caso, siga o processo padrão da clínica para reembolso ou disponibilizar créditos, e registre essa movimentação no sistema.

    📘 Se ainda não tiver um processo padrão, veja nossa sugestão no E-book Rotinas Financeiras e Adaptações.

  3. O procedimento adicionado ao atendimento não tem valor padrão configurado?
    O sistema não atualizará o valor do atendimento e o pagamento pode ficar incorreto. Revise e ajuste manualmente, para garantir que o paciente não pague a mais nem que a clínica deixe de receber valores devidos.


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