Neste artigo vamos mostrar como criar campanhas de e-mail segmentadas para pacientes com etiquetas específicas, como os que possuem histórico de fidelidade, maior recorrência ou outros critérios definidos pela clínica.
Essa prática é ideal para o envio de conteúdos personalizados, como convites para eventos, promoções especiais, mensagens de agradecimento ou conteúdo informativo sobre condições de saúde.
⚙️ Pré-requisito: ativar o envio de e-mails
Antes de iniciar a criação da campanha, é necessário que o envio de e-mails esteja ativo no sistema da clínica.
🎯 Acessando as campanhas
No menu lateral esquerdo, clique em Marketing > Campanhas. Na tela de campanhas, clique no botão + Campanha Avulsa para iniciar a criação de uma nova campanha.
📝 Criando a campanha com filtros por etiqueta
Informações iniciais
Nome da campanha: escolha um nome interno para facilitar a identificação da campanha;
Data de início: defina a data a partir da qual os envios serão realizados.
Filtros de segmentação
Você poderá usar os seguintes filtros para definir o público da campanha:
Tem filhos: selecione entre "Sim", "Não" ou "Ambos";
Gênero: feminino, masculino, outro ou ambos;
Idade: personalize uma faixa etária ou marque sem restrição para incluir todas as idades;
Etiqueta: selecione uma ou mais etiquetas cadastradas (ex: “Fidelidade”, “Diabetes”, “Eventos da clínica”);
Convênios: escolha se deseja restringir os pacientes por convênios específicos;
Localização: filtre pacientes por cidade ou estado;
Ranking de pacientes: utilize esse filtro caso queira enviar a campanha apenas para pacientes que fazem parte do ranking ativo de pacientes da clínica.
💡 Se ainda não criou as etiquetas no sistema, veja Como utilizar as etiquetas
Filtros por atendimento
Você ainda deve filtrar os pacientes com base nos atendimentos realizados:
Período do atendimento: defina a data inicial e final dos atendimentos que serão considerados para a campanha;
Tipo de atendimento: selecione o tipo (Consulta, Procedimento, Exame ou Cirurgia) e o serviço desejado;
Regra de combinação: defina como o sistema deve considerar os filtros de atendimento:
OU: pacientes que atendem a pelo menos um dos critérios selecionados;
E: pacientes que atendem a todos os critérios ao mesmo tempo.
💌 Definindo os e-mails da campanha
Na etapa de configuração dos e-mails, você poderá:
Definir o dia e horário de envio;
Personalizar o assunto do e-mail;
Criar o conteúdo da mensagem, incluindo textos, imagens e links.
Caso queira programar uma sequência de mensagens, clique em + Adicionar e-mail para incluir novos disparos com diferentes conteúdos.
🚀 Enviando a campanha
Após salvar a campanha, acesse novamente o menu Marketing > Campanhas. No relatório de campanhas, localize a campanha criada e clique no ícone verde de envio para iniciar os disparos conforme a programação definida.
Ficou com alguma dúvida? 🤔
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para te auxiliar!