Nesse artigo vamos mostrar como funciona a nova versão da telemedicina no software da GestãoDS — desde o agendamento do atendimento até o momento da chamada, tanto para o(a) profissional quanto para o(a) paciente. Explicamos também as melhorias implementadas e como utilizar todos os recursos disponíveis durante a chamada.
🚀 O que mudou na nova telemedicina?
A ferramenta de telemedicina foi atualizada para tornar o processo mais simples e estável, com melhorias na experiência de uso para profissionais da saúde e pacientes. As chamadas ficaram mais fluidas, com opções aprimoradas de compartilhamento de tela, acesso via link e envio de mensagens.
📆 Como funciona o agendamento da teleconsulta
O processo começa no momento do agendamento:
O agendamento deve ser feito com a opção de Telemedicina ativada.
É obrigatório que o(a) paciente tenha CPF, RG ou Passaporte registrado no cadastro — essa será a chave de acesso à chamada.
Se o(a) paciente também tiver um e-mail cadastrado, o link da videoconferência será enviado automaticamente para esse endereço em até 5 minutos após o agendamento.
💡 Caso o(a) paciente não receba o link ou prefira recebê-lo por outro canal, você pode clicar sobre o agendamento e copiar o link manualmente, enviando por WhatsApp ou outro meio de contato.
👨⚕️ Acessando a teleconsulta - Visão do(a) profissional
Para iniciar o atendimento, o(a) profissional deve:
Acessar o prontuário normalmente, através do agendamento ou da sala de espera virtual.
Na tela do prontuário, haverá uma aba chamada Telemedicina.
Clique em Iniciar Telemedicina para abrir a chamada.
Durante a chamada, o(a) profissional poderá fazer algumas ações:
Ativar/desativar microfone (1) e câmera (2)
Compartilhar a tela (3), opção que pode ser ativada apenas após o inicia do atendimento
Copiar ou enviar o link da chamada (4)
Iniciar o atendimento com o paciente, para abrir a sala virtual da chamada
Conversar com o(a) paciente por chat de bate papo (6)
Redimensionar e mover a chamada com as opções de arrastar a janela (1), colocar em tela cheia (2) ou minimizar (3)
⚠️ Importante: permita o uso de câmera e microfone no seu navegador para que a chamada funcione corretamente.
🙋♂️ Acessando a teleconsulta - Visão do(a) paciente
Ao receber o link por e-mail ou outro canal, o(a) paciente deverá:
Inserir CPF, RG ou Passaporte (conforme estiver salvo no cadastro).
Após informar o documento (RG, CPF ou Passaporte), clicar em Iniciar atendimento.
Ler e aceitar o termo de consentimento para atendimento médico online.
Após aceitar, clicar em Iniciar a teleconsulta.
Acessar a sala de chamada, com opções de vídeo, microfone e chat.
💬 O paciente poderá se comunicar por vídeo, áudio ou mensagens de texto na plataforma.
👩💻 Como orientar o(a) paciente para o atendimento online
É importante que o(a) paciente saiba como se preparar para o atendimento online.
👉 Veja o artigo com orientações para o(a) paciente:
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