Passar para o conteúdo principal

Como orientar o(a) paciente sobre o atendimento via telemedicina

Veja como garantir que o(a) paciente acesse corretamente a videochamada do atendimento online.

Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo vamos mostrar como orientar os(as) pacientes para que consigam acessar corretamente o atendimento via telemedicina realizado pelo software da GestãoDS.

Abordamos os cuidados técnicos necessários, o passo a passo de acesso e como compartilhar o link da chamada, garantindo uma boa experiência para todos.

⚙️ O que o(a) paciente precisa verificar antes da chamada

Para que o atendimento via telemedicina funcione corretamente, oriente o(a) paciente a:

  • Utilizar um dispositivo com câmera e microfone funcionando (computador, celular ou tablet).

  • Acessar por uma conexão de internet estável.

  • Utilizar preferencialmente o navegador Google Chrome atualizado.

  • Permitir o uso da câmera e do microfone no navegador. Caso a permissão não seja solicitada automaticamente, é possível clicar no cadeado ao lado do link da página e permitir manualmente.

  • Se desejar, o(a) paciente pode testar a câmera neste link: https://pt.webcamtests.com/

📩 Como enviar o link de acesso ao atendimento

Após o agendamento da telemedicina, o sistema envia automaticamente o link da videochamada para o e-mail do(a) paciente (desde que o e-mail esteja preenchido corretamente no cadastro).

💡 Caso o(a) paciente não receba o link ou prefira recebê-lo por outro canal, você pode acessá-lo diretamente pela agenda:

  1. Clique sobre o agendamento.

  2. Na seção de Dados do agendamento, copie o link da Telemedicina.

  3. Envie pelo canal que julgar mais apropriado (como WhatsApp, por exemplo).

📲 Acessando a chamada - Visão do(a) paciente

Ao receber o link por e-mail ou outro canal, o(a) paciente deverá:

  1. Inserir CPF, RG ou Passaporte (conforme estiver salvo no cadastro).

  2. Após informar o documento (RG, CPF ou Passaporte), clicar em Iniciar atendimento.

  3. Ler e aceitar o termo de consentimento para atendimento médico online.

  4. Após aceitar, clicar em Iniciar a teleconsulta.

  5. Acessar a sala de chamada, com opções de vídeo, microfone e chat.

💬 O paciente poderá se comunicar por vídeo, áudio ou mensagens de texto na plataforma.

🧭 Guia Visual: Passo a passo de como acessar a Telemedicina para enviar aos(às) pacientes

Se desejar compartilhar um material explicativo com o(a) paciente, temos um guia visual com o passo a passo detalhado. Você pode:

  • Copiar o link do material na barra de endereço do navegador e enviar diretamente ao(à) paciente.

  • Baixar o arquivo em PDF e encaminhá-lo por e-mail, WhatsApp ou outro canal.

Na imagem abaixo estão indicados:

  • O link que pode ser copiado e enviado ao paciente;

  • O botão para baixar o arquivo PDF.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?