Passar para o conteúdo principal

Como orientar o paciente sobre o atendimento via telemedicina?

Como acessar, orientar e ajustar a utilização da telemedicina

Atualizado há mais de um mês

Para a utilização da telemedicina, além de orientações que você deve realizar, há algumas orientações necessárias para os pacientes. Desta forma, para uma melhor experiência e utilização da ferramenta, será necessário prestar atenção em alguns alguns detalhes descrito nesse artigo!


Verificando as configurações do navegador ⚙️

  1. Acessar através de um dispositivo (computador, telefone, tablet) que possua câmera e microfone funcionando corretamente. Se desejar, você pode testar sua câmera ou solicitar ao paciente testar a partir deste link: https://pt.webcamtests.com/

  2. Conexão estável com a rede de internet.

  3. Acessar, preferencialmente, através do navegador Google Chrome e verificar se ele está devidamente atualizado.

  4. Permitir o acesso à câmera e microfone através do navegador. Se o navegador não solicitar automaticamente estas permissões, você poderá clicar no cadeado ao lado do endereço do site e selecionar "Permitir" conforme na imagem:


Realizando o contato/envio do link de acesso 🗓️

Após o agendamento do atendimento via telemedicina, com um intervalo de 05 minutos, o paciente irá receber um e-mail com o link para a vídeo chamada. Caso o paciente tenha dificuldade para acessar o e-mail, você tem a opção de copiar este link diretamente do agendamento, clicando sobre ele na agenda e copiando o link, conforme a imagem abaixo:


Acessando o link da chamada 📲

Ao entrar no link, o paciente recebe a seguinte mensagem, enquanto o usuário médico ainda não acessou a chamada de vídeo:

Logo na sequência, quando o médico acessar, libera essa segunda tela, onde o paciente deve preencher seu documento (CPF ou RG, depende do que está salvo na sua ficha):


​Após preencher o documento, partimos para o termo de consentimento, ao qual o paciente deve realizar a leitura, e se concordar com ele, marcar a opção no final da tela de "Eu li e concordo com os termos de uso":

Após clicar no botão azul de "Iniciar a teleconsulta", terá uma tela de pré visualização de sua imagem, para conferir se câmera e microfone estão habilitados (sinalizado na imagem abaixo).

Para iniciar o atendimento basta clicar no botão verde de 📞 entrar na consulta:


Assim ficará a tela da chamada de vídeo, com um chat para bate papo por mensagem, se for preciso usar:


Guia Visual: Passo a passo de como acessar a Teleconsulta!

Caso queria enviar um material informativo para seus pacientes, acesso no botão abaixo e acesse o material que produzimos com o passo a passo descrito neste artigo. Você poderá enviar o link do material, copiando ele na barra de pesquisa do navegador ou então baixar o arquivo em PDF e enviar ao paciente.

Na imagem abaixo estão indicados:

  • O link que pode ser copiado e enviado ao paciente;

  • O botão para baixar o arquivo PDF.

Respondeu à sua pergunta?