Através do módulo de Negócios, é possível gerar orçamentos para os pacientes de duas formas diferentes:
Criando do zero
A partir de um interesse já registrado
A seguir, mostramos como realizar cada uma dessas ações.
1. Gerar um orçamento do zero ✏️
Acesse Negócios no menu lateral esquerdo.
Na nova tela, clique no botão azul "Novo Orçamento".
Preencha os campos conforme indicado:
🗂️ Dados Gerais
Título do Orçamento: nome que irá identificar o orçamento (útil no momento do agendamento ou fechamento).
Paciente: paciente para o qual está sendo gerado o orçamento;
Situação: classifique (em frio, morno ou quente) o quão propenso o paciente está para fechar este orçamento;
Válido até: defina ou selecione (30, 60 ou 90 dias) até quando este orçamento poderá ser fechado com os valores e condições descritos.
Orçado Por: usuário que está criando o orçamento;
Médico responsável: nome do médico que aparecerá nos registros do Financeiro como responsável pelo Orçamento;
Disponível para médicos: defina quais profissionais podem atender os serviços do orçamento.
Importante: se o plano de tratamento envolve mais de um profissional, selecione todos os envolvidos. Do contrário, você poderá limitar o agendamento.
💼 Serviços
Nesta aba você irá adicionar os atendimentos que compõem o orçamento.
Selecione o Tipo de Serviço: procedimento, cirurgia ou exame.
Escolha o serviço específico dentro da categoria.
Para cada item, preencha os campos:
Créditos: número de sessões.
Valor Unitário: valor por atendimento.
Desconto: pode ser aplicado em % ou em valor fixo (R$).
💡Dica GestãoDS: Se seus planos de atendimento são semelhantes, crie modelos de orçamento para agilizar o processo.
➕ Itens Extras
A aba Itens Extras foi criada para incluir:
Produtos comercializados na clínica;
Serviços de terceiros, como instrumentadores ou anestesistas.
Você pode selecionar um item já cadastrado ou criar um novo, caso necessário.
Para itens já cadastrados:
Basta selecionar o produto ou serviço desejado e preencher:
Créditos: número de sessões ou utilizações previstas;
Valor Unitário: valor por sessão ou unidade;
Desconto: opcional, pode ser aplicado em % ou valor fixo (R$).
Para cadastrar um novo item:
Clique no botão azul "+" ao lado do campo de seleção e preencha os seguintes campos:
Descrição do item;
Valor.
💡 Se o valor não for pago diretamente à clínica — ou seja, será pago ao profissional ou empresa terceirizada —, marque a opção "Paciente paga a terceiros (não afeta o financeiro da clínica)". Assim, o item será incluído no orçamento para fins de registro, sem impactar no financeiro da clínica.
📎 Anexos e Observações
Adicione arquivos como termos de consentimento ou outras documentações.
Você também pode escrever detalhes importantes no campo de Observações Públicas, que será exibido/impresso no orçamento que o paciente recebe.
Ao finalizar, clique em Salvar. 🚀
2. Gerar um orçamento a partir de um interesse 🔄
Acesse Negócios > aba Interesses > Todos os Interesses.
No filtro de Status, selecione Em Aberto.
Encontre o interesse desejado e clique em Gerar Orçamento.
O sistema informará que esse interesse será convertido em um orçamento e não aparecerá mais na aba de interesses. Clique em Prosseguir para continuar.
O restante do preenchimento seguirá os mesmos passos da criação do zero.
✅ Marcando o orçamento como "Ganho"
Assim que o paciente confirmar que irá realizar os atendimentos orçados, é importante marcar o orçamento como "Ganho", para que:
O agendamento das sessões seja liberado;
O controle de créditos seja ativado.
Para isso:
Acesse Negócios > Orçamentos > Todos os Orçamentos.
Na coluna de Status, selecione a opção Ganho.
Depois disso, ao criar um novo agendamento para o paciente, será possível:
Escolher o tipo de agendamento como Orçamento;
Selecionar qual orçamento utilizar;
Marcar quais sessões serão realizadas.
📉 E os orçamentos marcados como "Perda"?
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