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Como criar um orçamento

Passo a passo completo para geração de orçamentos no sistema

Atualizado há mais de uma semana

Através do módulo de Negócios, é possível gerar orçamentos para os pacientes de duas formas diferentes:

  • Criando do zero

  • A partir de um interesse já registrado

A seguir, mostramos como realizar cada uma dessas ações.


1. Gerar um orçamento do zero ✏️

  1. Acesse Negócios no menu lateral esquerdo.

  2. Na nova tela, clique no botão azul "Novo Orçamento".

  3. Preencha os campos conforme indicado:

🗂️ Dados Gerais

  • Título do Orçamento: nome que irá identificar o orçamento (útil no momento do agendamento ou fechamento).

  • Paciente: paciente para o qual está sendo gerado o orçamento;

  • Situação: classifique (em frio, morno ou quente) o quão propenso o paciente está para fechar este orçamento;

  • Válido até: defina ou selecione (30, 60 ou 90 dias) até quando este orçamento poderá ser fechado com os valores e condições descritos.

  • Orçado Por: usuário que está criando o orçamento;

  • Médico responsável: nome do médico que aparecerá nos registros do Financeiro como responsável pelo Orçamento;

  • Disponível para médicos: defina quais profissionais podem atender os serviços do orçamento.

    Importante: se o plano de tratamento envolve mais de um profissional, selecione todos os envolvidos. Do contrário, você poderá limitar o agendamento.

💼 Serviços

Nesta aba você irá adicionar os atendimentos que compõem o orçamento.

  1. Selecione o Tipo de Serviço: procedimento, cirurgia ou exame.

  2. Escolha o serviço específico dentro da categoria.

Para cada item, preencha os campos:

  • Créditos: número de sessões.

  • Valor Unitário: valor por atendimento.

  • Desconto: pode ser aplicado em % ou em valor fixo (R$).

💡Dica GestãoDS: Se seus planos de atendimento são semelhantes, crie modelos de orçamento para agilizar o processo.

➕ Itens Extras

A aba Itens Extras foi criada para incluir:

  • Produtos comercializados na clínica;

  • Serviços de terceiros, como instrumentadores ou anestesistas.

Você pode selecionar um item já cadastrado ou criar um novo, caso necessário.

Para itens já cadastrados:

Basta selecionar o produto ou serviço desejado e preencher:

  • Créditos: número de sessões ou utilizações previstas;

  • Valor Unitário: valor por sessão ou unidade;

  • Desconto: opcional, pode ser aplicado em % ou valor fixo (R$).

Para cadastrar um novo item:

Clique no botão azul "+" ao lado do campo de seleção e preencha os seguintes campos:

  • Descrição do item;

  • Valor.

💡 Se o valor não for pago diretamente à clínica — ou seja, será pago ao profissional ou empresa terceirizada —, marque a opção "Paciente paga a terceiros (não afeta o financeiro da clínica)". Assim, o item será incluído no orçamento para fins de registro, sem impactar no financeiro da clínica.

📎 Anexos e Observações

Adicione arquivos como termos de consentimento ou outras documentações.
Você também pode escrever detalhes importantes no campo de Observações Públicas, que será exibido/impresso no orçamento que o paciente recebe.

Ao finalizar, clique em Salvar. 🚀

2. Gerar um orçamento a partir de um interesse 🔄

  1. Acesse Negócios > aba Interesses > Todos os Interesses.

  2. No filtro de Status, selecione Em Aberto.

  3. Encontre o interesse desejado e clique em Gerar Orçamento.

O sistema informará que esse interesse será convertido em um orçamento e não aparecerá mais na aba de interesses. Clique em Prosseguir para continuar.

O restante do preenchimento seguirá os mesmos passos da criação do zero.


✅ Marcando o orçamento como "Ganho"

Assim que o paciente confirmar que irá realizar os atendimentos orçados, é importante marcar o orçamento como "Ganho", para que:

  • O agendamento das sessões seja liberado;

  • O controle de créditos seja ativado.

Para isso:

  1. Acesse Negócios > Orçamentos > Todos os Orçamentos.

  2. Na coluna de Status, selecione a opção Ganho.

Depois disso, ao criar um novo agendamento para o paciente, será possível:

  • Escolher o tipo de agendamento como Orçamento;

  • Selecionar qual orçamento utilizar;

  • Marcar quais sessões serão realizadas.


📉 E os orçamentos marcados como "Perda"?

Eles também trazem informações valiosas! Saiba como gerenciar orçamentos perdidos clicando no botão abaixo:


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