Como criar um orçamento

Passo a passo completo para criação de um orçamento

Atualizado há mais de uma semana

Através do módulo de negócios há a possibilidade de gerar orçamentos para os pacientes de 02 formas diferentes: do zero e a partir de um interesse.


Como gerar um orçamento do zero

  1. Acesse "Negócios" no menu lateral esquerdo;

  2. Selecione "Novo Orçamento" botão em azul;

  3. Preencha os campos de acordo.

Dados Gerais

  • Título do Orçamento: nome através do qual você irá identificar o orçamento no momento do agendamento/fechamento;

  • Paciente: paciente para o qual está sendo gerado o orçamento;

  • Situação (frio, morno ou quente): o quão propenso o paciente está para fechar este orçamento;

  • Válido até: até quando esta proposta será válida? Selecione o período de forma facilitada clicando em 30 dias, 60 dias ou 90 dias;

  • Disponível para médicos: quais são os profissionais que podem atender os serviços adicionados à este orçamento? Em situações onde mais de um profissional pode realizar o atendimento (ou planos de tratamento multidisciplinares que serão executados na clínica) lembre-se de selecionar todos os profissionais que irão realizar atendimentos, do contrário, você irá trancar o agendamento.

Serviços

Nesta aba você irá selecionar os itens (atendimentos) que compõe o orçamento. Primeiro, defina o TIPO DE SERVIÇO (procedimento, cirurgia ou exame) e na sequência o serviço específico (TIPO DE EXAME, PROCEDIMENTO OU CIRURGIA). Cada item permite o preenchimento de 3 campos:

  • Créditos: Número de sessões/atendimentos para aquele serviços;

  • Valor Unitário: Valor para cada crédito/atendimento;

  • Desconto: Em Porcentagem (%) ou Valor Real (R$).

Dica GestãoDS: Se seus planos de atendimento/tratamento são padronizados (exigindo ajustes pequenos), recomendamos a criação de modelos de orçamento para facilitar na hora de gerar um novo. Do contrário, será preciso adicionar todos os serviços e detalhes de cada um deles sempre.

Itens Extras

Esta aba foi pensada para dinâmicas onde há a necessidade de adicionar ao orçamento a utilização de produtos que são comercializados na clínica e/ou serviços de terceiros (como instrumentadores e anestesistas) que nem sempre são pagos diretamente à clínica.

  • Para criar um novo SERVIÇO DE TERCEIRO ou PRODUTO, clique no botão "+" em azul. Você precisará preencher apenas a Descrição e Valor do item;

  • Os demais campos são iguais aos de adição de serviço (aba SERVIÇOS);

Caso o valor não seja recebido diretamente na clínica (pode ser pago direto ao profissional ou instituição terceirizada) você pode marcar como "Paciente paga a terceiros (não afeta o financeiro da clínica) para que o registro seja feito no orçamento porém não interfira no financeiro da clínica.

Anexos e Observações

Aqui você poderá adicionar arquivos, como TERMOS DE CONSENTIMENTO assinados externamente ao sistema e que foram escaneados ou até mesmo DETALHES DO ORÇAMENTO em observações públicas (descrição de condições especiais ou particularidades daquele paciente), importante reforçar que o campo de OBSERVAÇÕES PÚBLICAS é enviado/impresso no orçamento que o paciente tem acesso.

Depois basta "SALVAR". 🚀


Como gerar um orçamento a partir de um interesse

  1. Acesse "NEGÓCIOS", no menu lateral esquerdo;

  2. Selecione a aba "INTERESSES → TODOS INTERESSES";

  3. Localize a aba "STATUS" e clique "EM ABERTO", agora basta selecionar a opção "GERAR ORÇAMENTO", acompanhe na imagem abaixo;

Na sequência, o sistema irá te lembrar que ao gerar um orçamento a partir de um interesse registrado, este interesse irá "sair" da tela de interesses e ficará disponível apenas na parte de "orçamentos". Clicando em "PROSSEGUIR", os próximos passos serão iguais aos da criação do zero.


Marcando o "GANHO" no orçamento

Assim que o paciente mostra que está de acordo e aceita fechar o orçamento, o que significa que ele realizará os atendimentos propostos no pacote, você deve marcar o ganho, para que seja possível agendar as sessões dele e ter um controle de créditos realizados. E para marcar o ganho, você poderá por negócios > orçamentos > todos os orçamentos, onde na coluna do "status", você vai selecionar a opção do "ganho":

A partir disso, você conseguirá na agenda, quando selecionar o nome do paciente em novo agendamento, verá que está disponível a opção de orçamento:

Basta selecionar no tipo de agendamento a opção do orçamento, o orçamento disponível para esse paciente, e também qual ou quais sessões serão realizadas.

E os orçamentos que são marcados com o status de perda, que informação posso tirar deles? Saiba como gerenciar orçamentos perdidos, clicando no botão abaixo:


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