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Como configurar o serviço de emissão de guias TISS/TUSS?
Como configurar o serviço de emissão de guias TISS/TUSS?

Passo a passo de como configurar o TISS na GestãoDS!

Atualizado há mais de uma semana

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Nisso, o TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) entra como apoio para padronizar e unificar a linguagem das informações utilizadas no TISS, tornando-o mais ágil e rápido.

Fonte: ANS


O TISS na GestãoDS

Muitas clínicas e prestadores de saúde realizam seus serviços oferecendo descontos do seu valor por meio das operadoras de saúde, para que mais pacientes possam ser atendidos. Assim, como um dos objetivos da GestãoDS é descomplicar a gestão de clínicas médicas, é extremamente importante que essa ferramenta seja disposta para que nossos clientes possam controlar essa comunicação entre pacientes, operadoras e dados de saúde, para o faturamento da clínica.

Separamos este artigo nos seguintes tópicos:

O primeiro passo a da configuração das guias TISS/TUSS na plataforma, é a atualização dos convênios já cadastrados no sistema. Caso não tenha cadastrado o convênio, você pode acompanhar através deste outro artigo de como cadastrar convênios no sistema.


🔄 Atualizando o cadastro dos convênios

Para atualizar o cadastro dos convênios, você deve acessar Serviços > Convênios > ícone do lápis azul de edição na coluna de ações:


Na tela de edição, você deve completar o cadastro do convênio, com suas informações para a emissão das guias. Caso não saiba todos os dados cadastrais do convênio, você pode utilizar a busca ao lado do campo de nome, para pesquisar na base de dados da ANS:


Após atualizar o convênio com as informações pesquisadas na base de dados da ANS, você precisa selecionar a versão TISS para este convênio:

Finalizando a atualização dos dados do convênio, você descerá a tela até a opção para preencher com as informações do médico. Em seguida, você irá vincular o usuário médico a este convênio, para ficar disponível nos agendamentos e também para a emissão das guias TISS. Neste local, você deve Informar o "Código na Operadora" que é o código do médico registrado na operadora do convênio, e o "Valor Consulta" para este convênio:


Com isso, ao fim da página você clicará em "Atualizar" para concluir a atualização dos dados cadastrais de convênio:


🔧 Configurando as informações do profissional de saúde:

Para finalizarmos a configuração das emissões de guias TISS/TUSS, no sistema, você deve ir em Serviços > TISS > atualizar dados, e preencher com as informações do médico:


Dessa forma, os campos serão automaticamente preenchidos na página de emissão das guias.


Acompanhe abaixo, nosso artigo de como realizar a emissão de guias TISS


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