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Como cadastrar e utilizar a origem do paciente

Cadastre origens e registre como os pacientes chegaram até a clínica: indicação, redes sociais, campanhas e outros canais

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, você vai aprender como utilizar a funcionalidade Origem do Paciente — anteriormente chamada de “Indicação” — para registrar com mais precisão os canais que estão trazendo novos pacientes até sua clínica ou consultório.

Esse controle é essencial para entender quais estratégias de atração estão funcionando melhor e para fortalecer parcerias importantes. Vamos te mostrar como cadastrar novas origens e como vinculá-las ao cadastro de cada paciente.

➕ Como cadastrar uma Origem do Paciente

No software da GestãoDS, é possível cadastrar dois tipos de origem:

  • Indicação de um paciente da clínica: quando um paciente já cadastrado indica alguém (amigo, familiar, colega etc.).

  • Outra origem: utilizada para registrar pacientes que chegaram por meio de redes sociais, campanhas, Google, profissionais parceiros e outros canais externos.

Para cadastrar uma nova origem, acesse o caminho: Marketing no menu lateral esquerdo > Origem do Paciente > + Nova Origem.

🙋🏻‍♀️ Cadastrando a partir de um paciente da clínica

Após clicar em +Nova Origem, selecione a opção A partir de um Paciente da Clínica.

Em seguida, será necessário selecionar o nome de um paciente já cadastrado. O software da GestãoDS preencherá automaticamente as informações com base no cadastro desse paciente.

Essa opção é ideal para acompanhar de forma mais próxima o poder de indicação dos seus próprios pacientes.

🌐 Cadastrando “Outra origem”

Essa opção é ideal para registrar pacientes que chegaram até a clínica por meio de fontes que não envolvem indicações diretas. Exemplos comuns:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok)

  • Empresas parceiras

  • Profissionais da saúde

  • Pesquisas no Google

  • Eventos, campanhas e feiras

Para cadastrar, após clicar em + Nova Origem:

  1. Selecione Outra origem

  2. Preencha o nome de identificação (ex: Instagram, Google Ads, Indicação de clínica X)

  3. Inclua os dados de contato, se houver

🧩 Vinculando uma origem ao cadastro do paciente

Você pode registrar a origem do paciente em dois momentos:

  1. No cadastro rápido pela tela de agendamento

  2. Durante a edição do cadastro do paciente

🗓️ 1. Inserindo a origem no cadastro rápido (via agendamento)

Ao clicar em +Novo Paciente (botão na tela de Todos os paciente ou então ícone de + ao lado do campo Paciente na tela de Agendamento), será exibido um formulário com os dados do novo paciente.

Um dos campos disponíveis, de informações de contato, é o campo Origem, onde você pode indicar por qual canal o paciente conheceu a clínica.

Se a origem já estiver cadastrada, basta selecioná-la. Caso ainda não exista, clique no botão de + ao lado do campo para criá-la rapidamente. Assim, ela já ficará disponível para os próximos cadastros.

📝 2. Inserindo a origem na edição do cadastro

Se a origem não foi informada no primeiro atendimento ou precisa ser atualizada, é possível editá-la diretamente no cadastro do paciente.

Para isso, siga o caminho: Pacientes no menu lateral esquerdo > Todos Pacientes.

  1. Localize o paciente desejado

  2. Clique no botão Editar (coluna Ações)

  3. Acesse a aba Informações de Contato

  4. No campo Origem, selecione uma origem já cadastrada ou clique no botão de + para cadastrar uma nova

🔍 Quer entender melhor como a origem do paciente pode ajudar na estratégia da sua clínica? Acesse o artigo:


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