Neste artigo, vamos te mostrar como utilizar a funcionalidade Origem do Paciente — anteriormente chamada de "Indicação".
Com ela, você poderá registrar de forma mais precisa os canais que trouxeram novos pacientes até sua clínica ou consultório.
Esse controle é essencial para entender quais estratégias de atração estão funcionando melhor e fortalecer parcerias importantes. A seguir, você verá como cadastrar novas origens e como associá-las ao cadastro de cada paciente.
Como cadastrar uma Origem do Paciente
Existem dois tipos de origem de pacientes que podem ser cadastradas:
Indicação de um paciente já cadastrado: quando alguém que já é seu paciente indica um amigo, familiar ou conhecido.
Outra origem: utilizada para registrar pacientes que chegaram por meio de redes sociais, marketing digital, campanhas, indicações de outros médicos ou profissionais da saúde ou outras fontes externas.
Para cadastrar uma nova origem, acesse o caminho:
Marketing > Origem do Paciente > + Nova Origem.
Cadastrando a partir de um paciente da clínica 🙋🏻♂️
Para cadastrar uma origem a partir de um paciente da clínica, após clicar em Nova Origem, selecione a opção "A partir de um Paciente da Clínica":
Nesta opção será preciso selecionar o nome de um paciente já cadastrado, o sistema irá preencher todas as informações importantes automaticamente, de acordo com o que está preenchido no cadastro do paciente selecionado:
Cadastrando "Outra Origem" 🌐:
Essa opção é ideal para registrar pacientes que chegaram até a clínica por meio de fontes que não envolvem indicações diretas de pacientes, como:
Redes sociais
Empresas parceiras
Outros profissionais da saúde
Pesquisas no Google, entre outras
Para realizar o cadastro, após clicar em Nova Origem, selecione a opção "Outra origem", defina o nome de identificação dessa origem (por exemplo: Instagram, Indicação de clínica parceira, etc.) e preencha os dados de contato, se houver:
Vinculando uma origem ao cadastro do paciente
Você pode registrar a origem do paciente de duas formas:
No momento do cadastro rápido pela tela de agendamento.
Durante a edição da ficha do paciente.
1. Inserindo a origem do paciente através do cadastro rápido
Na tela de agendamento, ao clicar em “Novo Paciente” indicado pelo ícone de "+" ao lado campo Paciente, será exibido um formulário com os dados básicos para preenchimento.
Um dos campos disponíveis é o campo “Origem”, onde você poderá indicar por qual canal o paciente conheceu a clínica — como redes sociais, indicação de outro paciente, campanhas de marketing, entre outros.
Neste campo, será necessário selecionar uma origem já cadastrada. Caso a origem desejada ainda não esteja registrada, você poderá criar uma nova clicando no botão de “+”, localizado ao lado do campo. Assim, a nova origem ficará disponível para futuras seleções.
2. Inserindo a origem do paciente através da atualização do cadastro
Caso a origem do paciente não tenha sido informada no momento do primeiro atendimento ou não tenha sido possível identificá-la, você pode registrá-la posteriormente, editando o cadastro do paciente.
Para isso, siga o caminho: Pacientes > Todos os Pacientes, no menu lateral esquerdo. Encontre o paciente desejado e clique no botão “Editar” (em laranja).
Na tela de edição, acesse a aba “Informações de Contato”. Lá, você encontrará o campo Origem, onde poderá selecionar uma origem já cadastrada. Caso a origem ainda não exista, clique no botão “+” ao lado do campo para adicioná-la na hora.
Ficou com dúvida? Entre em contato com nossa equipe de suporte, estamos à disposição para auxiliar!