Uma das possibilidades que o WhatsApp Marketing oferece é enviar fluxo de mensagens de aniversário para seus pacientes. Neste artigo, iremos lhe demonstrar como pode ser feita essa configuração e envio dessas mensagens.
Configurando o fluxo de mensagem de aniversário:
Por padrão, o sistema já traz pronto o fluxo de mensagens de aniversário, nas opções de fluxos. Para visualizar ou editar como está configurada a mensagem, basta acessar pelo menu lateral esquerdo Marketing > WhatsApp Marketing > Fluxos de Mensagens, ou então, Pacientes > Aniversariantes > Modelo de Mensagem > Modelo WhatsApp. Ambas os caminhos, resultam na mesma tela final, da animação abaixo:
Acessando a configuração da mensagem, você clicará em Editar, para adicionar a mensagem que deseja enviar para os seus pacientes.
Obs.: Importante que a mensagem seja configurada como dia de envio "0", para que seja gerada a pendência de envio, exatamente no dia do aniversário.
Entendendo o fluxo de mensagens de aniversário por WhatsApp:
Para que o vínculo seja realizado, é extremamente necessário que haja ao menos 1 agendamento para seus pacientes. Além disso, para que o sistema reconheça o seu paciente neste fluxo, verifique se a data de nascimento está preenchida corretamente, e se o paciente está com a opção de "WhatsApp Marketing" e "Mensagens de Parabéns", marcada abaixo de seu telefone, na ficha cadastral:
Obs. Importante: no início de cada mês, nosso banco de dados rodará um "script" que fará a leitura de todos os seus pacientes que estão dentro destas validações, e o adicionará no fluxo de mensagens por WhatsApp.
Realizando o envio das mensagens:
Após você realizar a configuração da mensagem, e realizar a validação das informações na ficha do paciente. Para poder realizar os envios das mensagens, o sistema mostrará uma notificação no ícone de WhatsApp no canto superior direito, informando que você possui mensagens a serem enviadas:
Acessando o relatório de pendência, basta você clicar em "Enviar via WhatsApp", para que o paciente receba a mensagem que configurou. Ao clicar nesse botão, o sistema automaticamente abrirá a tela do seu WhatsApp Web em nova guia, com a mensagem pronta, na conversa com o contato do paciente:
Após realizar o envio, ao retornar para o relatório de envio, ao lado do paciente irá aparecer um ícone de confirmado, informando que este paciente já foi clicado para ser realizado o envio mensagem.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!