Passar para o conteúdo principal

Fluxo de mensagens de aniversário via WhatsApp

Como configurar e realizar os envios do fluxo de mensagens de aniversário por WhatsApp.

Atualizado há mais de um mês

Uma das possibilidades que o WhatsApp Marketing oferece é enviar mensagens de aniversário para seus pacientes. Neste artigo, iremos lhe demonstrar como pode ser feita essa configuração e envio das mensagens.


Configurando o fluxo de mensagem de aniversário:

Por padrão, o sistema já traz pronto o fluxo de mensagens de aniversário, nas opções de fluxos. Para visualizar ou editar como está configurada a mensagem, basta acessar pelo menu lateral esquerdo Marketing > WhatsApp Marketing > Fluxos de Mensagens, ou então, Pacientes > Aniversariantes > Modelo de Mensagem > Modelo WhatsApp. Ambas os caminhos, resultam na mesma tela final, da animação abaixo:

Acessando a configuração da mensagem, você clicará em Editar, para adicionar a mensagem que deseja enviar para os seus pacientes.

Obs.: Importante que a mensagem seja configurada como dia de envio "0", para que seja gerada a pendência de envio, exatamente no dia do aniversário.

ATENÇÃO!

Nossa equipe desenvolveu alguns modelos variados de mensagens de aniversário, para você utilizar.

Para acessar esses modelos, clique no botão "Inserir modelo". Caso queira utilizar um dos modelos disponíveis, selecione o mesmo e clique em "Ok" para aplicar o texto. Após isso, você poderá editar o texto, caso queira fazer qualquer ajuste na mensagem.

Veja as imagens a seguir:


Entendendo o fluxo de mensagens de aniversário por WhatsApp:

Para que o vínculo do fluxo ao paciente seja realizado, é extremamente necessário que haja ao menos 1 agendamento para o paciente. Além disso, para que o sistema reconheça o seu paciente neste fluxo, verifique se a data de nascimento está preenchida corretamente, e se o paciente está com a opção de "WhatsApp Marketing" e "Mensagens de Parabéns", marcada abaixo de seu telefone, na ficha cadastral:

Obs. Importante: no início de cada mês, nosso banco de dados rodará um "script" que fará a leitura de todos os seus pacientes que estão dentro destas validações, e o adicionará no fluxo de mensagens por WhatsApp.


Realizando o envio das mensagens:

Após você realizar a configuração da mensagem, e realizar a validação das informações na ficha do paciente. Para poder realizar os envios das mensagens, o sistema mostrará uma notificação no ícone de WhatsApp no canto superior direito, informando que você possui mensagens a serem enviadas:

Acessando o relatório de mensagens do dia, basta você clicar em "Enviar via WhatsApp", para que o paciente receba a mensagem que configurou.

Ao clicar nesse botão, o sistema automaticamente abrirá a tela do seu WhatsApp Web em nova guia, com a mensagem pronta, na conversa com o contato do paciente:

Após realizar o envio, ao retornar para o relatório de envio, ao lado do paciente irá aparecer um ícone de confirmado, informando que este paciente já foi clicado para ser realizado o envio mensagem.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?