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Como utilizar as Campanhas de E-mail?
Como utilizar as Campanhas de E-mail?

Aprenda como utilizar as campanhas de e-mail na GestãoDS!

Atualizado há mais de uma semana

Campanhas de e-mail fazem parte de nossa ferramenta de “e-mail marketing”, e é uma ótima opção que pode ser utilizada para promover novidades na clínica, enviar informações para a base de pacientes ou até mesmo felicitações em datas especiais para um público delimitado.


Configurando a campanha

Para criar uma campanha em nossa plataforma, você acessará Marketing > Campanhas no menu lateral esquerdo e em seguida selecionar "+Campanha Avulsa". Acompanhe na animação a seguir:

Com isso, vamos à tela de configuração de sua campanha.

  • Defina um nome para sua campanha(*): O nome para a campanha, é uma forma de identificação de suas campanhas criadas em seu relatório;

  • Definir uma data de início(*): Estará aqui, definindo uma data para início dos disparos dos e-mails;

  • Médico(a): Aqui será definido de qual médico é a campanha. Essa opção aparecerá para usuários não médicos, pois pode ter mais de um na clínica, e as qualquer fluxo de e-mail ou campanha, é separado por usuário médico;


Aplicando filtros

Após a definição de um nome e data de início, vamos adicionar filtros de paciente, para que a campanha selecione apenas pacientes com as condições selecionadas nos filtros:

  • Podemos filtrar pacientes por determinadas etiquetas, convênios, localização (cidade ou estado), se estão dentro do ranking de melhores pacientes, ou os que não estão nele;

Este é um exemplo de filtro, para campanha de dia das mães.

Obs.: Importante revisar na ficha dos pacientes, se há a opção de "Tem Filhos(s)?" marcada com sim, para um funcionamento correto deste filtro.


Definindo um período de atendimentos

As campanhas são enviadas apenas para pacientes que já possuem, ao menos 1 registro de atendimento ou agendamento em seu cadastro, dessa forma, é bastante necessário definirmos um período de atendimentos realizados.


Após a definição da data, você definirá, quais os atendimentos realizados por estes pacientes, que você gostaria de considerar nesta campanha. Caso queira considerar apenas pacientes que realizaram procedimentos de forma geral, basta manter a opção de Procedimento marcada, sem selecionar tipos específicos.

Você pode, ainda, selecionar procedimentos específicos, em Tipos de procedimento.

Obs.: A mesma definição, funciona para Exames, Cirurgias e Etiquetas.


Criando os envios de e-mail

Após definir as configurações de filtros e período de atendimentos, vamos agora configurar os e-mails que serão enviados nesta campanha.

  • Dia de envio: em dia de envio, vamos definir o número de dias, em que o sistema fará o disparo deste e-mail, considerando a data de início da campanha. Por exemplo: um e-mail definido com dia de envio 0, será enviado no mesmo dia da data de início da campanha.

  • Hora envio: aqui, definirá a partir de qual horário, o sistema fará o envio deste e-mail. Como sugestão, você pode definir uma hora de envio pela manhã, pois, os horários entre 8h e 11h, possuem altas taxas de abertura.

  • Assunto: neste local, definirá o título do e-mail que será enviado ao paciente.

Conteúdo do e-mail: por fim, em conteúdo do e-mail, adicionará a mensagem enviada ao paciente.

Caso, você queira adicionar mais de uma mensagem de-mail para essa campanha, basta clicar no botão "+Adicionar e-mail" e uma nova aba de configuração de e-mail irá abrir, para criar uma sequência de mensagens sobre a mesma campanha usada!


Iniciando o envio da campanha

Após criar e configurar uma campanha, você precisará dar início ao disparo dos envios da campanha. Retornando em Marketing > Campanhas, clicará no ícone verde de "Play", para acessar a tela de Revisão da campanha, e a partir daí, dar início de fato aos envios. Acompanhe na imagem abaixo.


Campanha enviada, como faço para saber se o paciente recebeu e abriu o e-mail?

Para saber se os e-mails da campanha foram realmente enviados, no artigo definido abaixo, você poderá acessar o passo a passo completo, de como ter acesso aos relatórios de envios dos e-mails.


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Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

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