Nesse artigo, mostramos o passo a passo para ativar o envio de e-mails no sistema da GestãoDS. Essa configuração é essencial para utilizar os fluxos de comunicação por e-mail e enviar campanhas de marketing.
✉️ O que é um e-mail com domínio próprio?
É um e-mail profissional, como contato@suaempresa.com.br. Esse tipo de e-mail:
Passa mais credibilidade;
Reduz as chances de cair no spam;
Permite que os envios sejam feitos com o nome e o endereço da sua clínica.
Se você já tem um site, basta solicitar ao time responsável — que criou o seu site — a criação do e-mail.
Caso ainda não tenha um domínio próprio, nossa equipe de suporte ou o(a) implementador(a) da sua conta pode te orientar sobre como criar.
👉 Saiba mais:
⚙️ Como configurar o e-mail no sistema?
Com o e-mail criado, siga os passos abaixo para registrá-lo no sistema:
No menu lateral esquerdo, vá até Marketing > Configuração de E-mail
Clique em Configurar e-mail
Preencha os seguintes campos:
Médico: selecione o(a) profissional que usará esse e-mail.
E-mail de envio: o endereço com domínio próprio.
Remetente: nome que aparecerá para os pacientes (ex: nome da clínica ou do(a) profissional).
E-mail de resposta: para onde serão enviadas as respostas (pode ser o mesmo e-mail ou outro, como Gmail ou Outlook).
Clique em Salvar para concluir essa etapa.
🛠️ Validação na zona DNS
Após salvar, o sistema enviará um e-mail com instruções e códigos que precisam ser inseridos na zona DNS do seu domínio.
Se você tiver uma equipe de TI ou agência, encaminhe esse e-mail para eles com a solicitação.
Se não souber como fazer, fale com o(a) implementador(a) ou entre em contato com nosso suporte. Nós ajudamos nessa configuração.
✅ Ativação final do envio
Após inserir os dados na zona DNS, entre em contato com nossa equipe para validar a configuração e ativar o envio.
Você pode acionar o time de suporte pelo ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela ou falar diretamente com o(a) implementador(a).
💡 Importante: A configuração de e-mail é obrigatória para usar os Fluxos automáticos de comunicação por e-mail e as Campanhas de e-mail.
ℹ️ Sobre o envio personalizado
Algumas funcionalidades do sistema, como o envio da pesquisa de satisfação (NPS), dos e-mails de confirmação de atendimento e dos formulários de pré-atendimento, podem funcionar mesmo sem um e-mail profissional configurado — nesses casos, o sistema utiliza um e-mail técnico (mailer) para garantir o envio automático.
No entanto, ao configurar um e-mail com domínio próprio, os envios passam a ser feitos com o nome e o endereço da sua clínica, o que traz benefícios importantes:
✅ Refina a identidade da marca nas comunicações;
✅ Aumenta a confiança do paciente nos envios;
✅ Evita confusões e melhora a taxa de abertura dos e-mails.
Sempre que possível, recomendamos a configuração do seu e-mail profissional para que a comunicação com seus pacientes seja mais personalizada, clara e alinhada à identidade da sua clínica.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!