O agendamento de cirurgias, exames e procedimentos faz parte da rotina de muitas clínicas. Ter esses tipos de atendimento bem cadastrados garante uma agenda organizada, facilita o registro de atendimentos e ainda permite automatizar fluxos de e-mail e WhatsApp, para comunicação pós atendimento com os pacientes, calcular repasses, entre outras ações no sistema.
Neste artigo, vamos mostrar como cadastrar e configurar os tipos de serviços utilizados nos atendimentos.
⚙️ Cadastrando um novo tipo de serviço
Para cadastrar um novo tipo de procedimento, cirurgia ou exame, siga o caminho:
Selecione no Menu lateral esquerdo Serviços > Todos Atendimentos, e depois selecione no topo da tela a aba correspondente ao tipo de serviço que deseja cadastrar:
Procedimentos
Cirurgias
Exames
Em seguida, clique em Tipos de Procedimentos, Tipos de Cirurgias ou Tipos de Exames, conforme o caso.
Na nova tela, clique no botão azul "+ Adicionar procedimento", "+ Adicionar cirurgia" ou "+ Adicionar exame".
Acompanhe na animação abaixo como preencher o cadastro.
🗂️ Aba Dados Cadastrais
Nesta aba, você preencherá os seguintes campos:
Descrição: nome do procedimento, cirurgia ou exame;
Especialidade: campo opcional, caso queira filtrar posteriormente os serviços vinculados a uma única especialidade, no relatório de serviços cadastrados;
Pontuação: valor usado no cálculo do Ranking de Pacientes;
Valor: preço base do atendimento, usado para transações financeiras;
Duração: tempo necessário, em minutos, para realização do atendimento;
Cor: define a cor de exibição na agenda, para maior organização e padronização;
Desconsiderar no Ranking: se marcada, o serviço não contabilizará pontos no Ranking de Pacientes aos pacientes atendidos;
Procedimento ativo: se marcada, o serviço estará disponível para seleção no agendamento;
Aplicar em interesses: se marcada, será criado um tipo de interesse com o mesmo nome do serviço (preenchido no campo Descrição), para registros futuros de pacientes que tem interesse ou indicação médica para realizar esse serviço;
Adicionar regra de repasses: campo opcional para vincular o serviço a uma regra de repasses já criada no sistema.
Após preenchidas as informações, clique em Salvar.
👉 Para saber mais sobre como funciona o cálculo de repasses, acesse:
👩⚕️ Aba Médicos
Você poderá personalizar os dados do atendimento para cada profissional da saúde:
Definir valores, pontuação e tempo de agenda específicos;
Selecionar fluxos de WhatsApp e de e-mail para automatizar o vinculo do fluxo ao paciente atendido;
Após preenchidas as informações, clique em Salvar.
💡 Essa personalização permite adaptar o mesmo serviço à rotina e à realidade de cada profissional da clínica.
⚠️ Dica: Configure valores padrão no sistema para ganhar agilidade. Isso evita preenchimentos manuais repetitivos nas transações. Ajustes e descontos ainda poderão ser feitos caso necessário!
📅 Cadastrando diretamente pela agenda
Durante o agendamento, caso o tipo de atendimento (proceidmento, exame ou cirurgia) ainda não esteja cadastrado, você pode adicioná-lo rapidamente.
Basta clicar no botão “+” azul ao lado do campo de seleção de serviço e preencher as informações principais.
Depois de clicar em Salvar, o serviço será salvo e poderá ser usado imediatamente no agendamento.
⚠️ Atenção! Quando um tipo de procedimento, exame ou cirurgia é cadastrado pelo agendamento, não é possível personalizar as configurações por usuário médico neste momento. Você poderá posteriormente editar o serviço cadastrado para fazer as personalizações necessárias.
✨ Como editar um serviço já cadastrado?
Para editar um serviço (procedimento, exame ou cirurgia) já cadastrado, acesse no Menu lateral esquerdo Serviços > Todos Atendimentos, e depois selecione no topo da tela a aba correspondente ao tipo de serviço que deseja editar:
Procedimentos
Cirurgias
Exames
Em seguida, clique em Tipos de Procedimentos, Tipos de Cirurgias ou Tipos de Exames, conforme o caso.
Na nova tela, encontre o serviço desejado e clique no botão de Editar, representando pelo ícone de lápis azul. Altere as informações necessárias na aba Dados cadastrais. Acesse a aba Médicos e faça as personalizações necessárias.
Por fim, cliquem em Salvar para registrar as novas configurações.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!