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Configuração de Repasses

Regras simples, avançadas e comissionamento

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo iremos abordar tudo que você precisa saber para configurar e começar a utilizar a parte de repasses médicos do sistema. Para acessar as configurações clique em Financeiro → Repasses → Configurações.

Configurações Básicas para Repasses

Para começar a usar o sistema de repasses, você precisará configurar duas opções principais, que vão definir como seus repasses funcionarão. São elas: Automação dos Repasses e Modalidade de Recebimento. Escolha a configuração que melhor se adapta ao seu dia a dia.

1. Automação de Repasses

Essa configuração determina se os repasses serão feitos de forma automática ou manual.

  • Repasses Automáticos (Habilitado): Com essa opção, o repasse será feito automaticamente, sem que você precise conferir ou aprovar os valores. A partir do momento em que houver um lançamento, ele já será registrado como uma movimentação.

  • Repasses Manuais (Desabilitado): Aqui, você terá mais controle. Será necessário verificar manualmente os valores antes de confirmar o repasse. Assim, os valores só ficarão disponíveis após sua confirmação.

2. Modalidade de Recebimento

Essa opção define como você deseja receber os valores dos repasses.

  • Parcelado conforme recebimento: Os pagamentos são feitos em parcelas, conforme os valores forem sendo recebidos.

  • Pagamento imediato: O valor total é repassado imediatamente, sem parcelamento.

Criando uma Regra de Repasse

As regras de repasse podem ser simples (para casos menos complexos) ou avançadas (para quem precisa de mais flexibilidade, semelhante ao Excel). Independentemente do tipo de regra que você escolher, há alguns campos que sempre precisam ser preenchidos:

  • Nome da Regra: Dê um nome para a sua regra. Isso vai te ajudar a identificar facilmente qual regra está sendo usada nos atendimentos futuros e facilitará qualquer ajuste que você precise fazer depois.

  • Serviço e Tipo de Serviço: Indique para quais serviços essa regra será aplicada. Importante: você não pode criar mais de uma regra para o mesmo serviço, então tenha isso em mente ao configurar.

  • Profissionais: Selecione os profissionais que seguirão essa regra de repasse. Eles serão os únicos afetados por essa configuração.

Regras de Repasse Simples

As regras simples de repasse são ideais para clínicas que desejam um processo direto e sem complicações no cálculo dos repasses para seus profissionais. Elas atendem bem quem busca praticidade e objetividade, sem a necessidade de lidar com muitas variáveis.

Com as regras simples, você pode definir três aspectos importantes:

1. Porcentagem de Repasse

Você determina a porcentagem do valor que será repassada ao profissional. Esse percentual é fixo e aplicado a cada atendimento realizado, garantindo um cálculo rápido e padronizado. 

2. Base de Cálculo: Valor Bruto ou Líquido

Valor Bruto: O repasse será calculado com base no valor total do atendimento, antes de qualquer dedução.

Valor Líquido: Nesse caso, o cálculo é feito sobre o valor restante após descontos, como taxas administrativas ou impostos.

3. Desconto de Materiais Utilizados

Você também pode optar por subtrair o custo dos materiais utilizados no atendimento antes de calcular o repasse. Isso garante que o profissional receba com base no valor final, após descontar os insumos utilizados no procedimento. Importante: esse desconto dependerá do lançamento correto dos produtos utilizados via estoque/atendimento.

Regras de Repasse Avançadas

As fórmulas avançadas são ideais para quem precisa de maior flexibilidade e personalização no cálculo dos repasses. Se você já está familiarizado com a criação de fórmulas em planilhas, como no Excel ou Google Sheets, essa opção permitirá que você aplique operações matemáticas mais complexas ao configurar as regras.

1. Operações Matemáticas

Você poderá realizar cálculos usando:

  • Soma (+): Para adicionar valores, como comissões extras ou bonificações.

  • Subtração (−): Para descontar valores, como custos de materiais ou taxa de método de pagamento.

  • Multiplicação (×): Para aplicar taxas proporcionais, como porcentagens de repasse.

  • Divisão (÷): Para distribuir valores igualmente ou dividir um valor fixo entre várias partes.

2. Digitar Valor Numérico

Além das operações, você também pode inserir valores numéricos fixos para situações específicas, como:

  • Taxas fixas: Caso você tenha uma taxa específica que deseja aplicar por atendimento, como um custo de estoque (que seja fixo e não variável por utilização, por exemplo) ou de utilização da sala.

  • Custos operacionais: Se houver um valor recorrente por atendimento, você pode inseri-lo diretamente na fórmula para um cálculo mais preciso.

Você poderá arrastar os itens dentro da caixa de configuração da fórmula para ajustar no formato que desejar.

Comissionamento

No sistema, é possível configurar o repasse ou comissão para terceiros de maneira simples ou utilizando fórmulas, dependendo da complexidade que você deseja aplicar. Essa funcionalidade é útil para quem precisa repassar valores a parceiros, fornecedores ou funcionários da clínica.

🪄 As funcionalidades de Regras Avançadas e Comissionamento (Repasse para Terceiros) estão disponíveis para contratação à parte. Caso tenha interesse em incluir essas opções no seu plano, clique aqui.

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