Ao começar a usar o software da GestãoDS, você terá à disposição alguns modelos de prontuário com campos pré-definidos. Mas cada profissional tem seu próprio estilo de atendimento — por isso, você pode criar e personalizar seus próprios modelos, adaptando-os conforme suas rotinas e preferências.
Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso de forma simples!
✨ Criando um novo modelo personalizado
Acesse o Menu das Engrenagens ⚙️ (no topo da tela) e clique sobre seu nome.
Selecione a opção Modelo de Prontuário.
Clique em Novo Modelo.
Acompanhe a animação abaixo para visualizar o passo a passo.
📝 Etapas de configuração
1. Defina o título do prontuário
O primeiro campo a ser preenchido é o título do prontuário. Ele é obrigatório e será exibido como nome do modelo durante os atendimentos. Escolha um nome que facilite sua identificação (ex: “Consulta Ginecológica”, “Pré-natal”, “Retorno Pós-Operatório”).
2. Escolha o tipo de serviço
Selecione a que tipo de serviço o prontuário se refere: Consulta, Cirurgia, Exame, Procedimento, Retorno ou Pré-atendimento.
Caso utilize o recurso de pré-atendimento, é nesta etapa que você poderá configurar um modelo específico para ele.
3. Defina se este será o modelo padrão
Você pode marcar este modelo como “Modelo Padrão”. Assim, sempre que iniciar um atendimento com esse tipo de serviço, o sistema abrirá automaticamente o prontuário com esse modelo configurado.
🧩 Personalizando os campos
Para facilitar seu início, o sistema já traz um modelo básico com campos de texto grande para:
Queixa principal
Histórico da doença atual
Evolução
Conduta
✏️ Editar ou remover campos existentes
Clique sobre qualquer campo para editar o título ou excluir, caso não queira usá-lo.
➕ Adicionar novos campos
Na lateral esquerda, você verá a biblioteca de campos disponíveis. Basta clicar e arrastar o campo desejado para a área do prontuário. Quando a área ficar azul, solte para adicionar.
Acompanhe a animação abaixo para visualizar o passo a passo.
Você poderá incluir campos como:
Título
Texto pequeno ou grande
Cálculo de IMC
Pesquisa no CID10
Campo de data
Caixa de seleção única
Múltipla escolha
Clique sobre o campo inserido para editar o nome ou as opções (no caso de listas, por exemplo).
📐 Organizando seu prontuário
Para que seu prontuário fique mais organizado visualmente, você pode usar colunas e títulos de seção:
➕ Inserindo colunas
Use os botões:
+1 Coluna
+2 Colunas
+3 Colunas
Essas colunas serão adicionadas no final da tela — role para baixo para visualizá-las. Depois, basta arrastar os campos para dentro das colunas desejadas.
🧷 Adicionando títulos de seção
Na biblioteca de campos, selecione o campo "Título" e arraste para onde quiser criar uma nova seção. Assim, você poderá estruturar o modelo por blocos, como "Anamnese", "Exames", "Evolução", etc.
Configuração no modelo:
Como ficará no histórico:
💾 Salvando e replicando o modelo
Depois de organizar todos os campos e colunas:
Clique em Salvar para finalizar seu modelo.
Se quiser que outros profissionais da clínica também utilizem esse modelo, clique em "Salvar modelo e replicar para demais médicos".
📌 Visualização no atendimento
Depois de criado, seu modelo será exibido no prontuário durante os atendimentos do serviço que o modelo foi atrelado, garantindo mais agilidade, organização e padronização no registro das informações.