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Como criar um modelo de prontuário personalizado

Ajuste o prontuário às suas necessidades de atendimento

Atualizado há mais de 2 semanas

Ao começar a usar o software da GestãoDS, você terá à disposição alguns modelos de prontuário com campos pré-definidos. Mas cada profissional tem seu próprio estilo de atendimento — por isso, você pode criar e personalizar seus próprios modelos, adaptando-os conforme suas rotinas e preferências.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso de forma simples!

✨ Criando um novo modelo personalizado

  1. Acesse o Menu das Engrenagens ⚙️ (no topo da tela) e clique sobre seu nome.

  2. Selecione a opção Modelo de Prontuário.

  3. Clique em Novo Modelo.

Acompanhe a animação abaixo para visualizar o passo a passo.

📝 Etapas de configuração

1. Defina o título do prontuário

O primeiro campo a ser preenchido é o título do prontuário. Ele é obrigatório e será exibido como nome do modelo durante os atendimentos. Escolha um nome que facilite sua identificação (ex: “Consulta Ginecológica”, “Pré-natal”, “Retorno Pós-Operatório”).

2. Escolha o tipo de serviço

Selecione a que tipo de serviço o prontuário se refere: Consulta, Cirurgia, Exame, Procedimento, Retorno ou Pré-atendimento.

Caso utilize o recurso de pré-atendimento, é nesta etapa que você poderá configurar um modelo específico para ele.

3. Defina se este será o modelo padrão

Você pode marcar este modelo como “Modelo Padrão”. Assim, sempre que iniciar um atendimento com esse tipo de serviço, o sistema abrirá automaticamente o prontuário com esse modelo configurado.

🧩 Personalizando os campos

Para facilitar seu início, o sistema já traz um modelo básico com campos de texto grande para:

  • Queixa principal

  • Histórico da doença atual

  • Evolução

  • Conduta

✏️ Editar ou remover campos existentes

Clique sobre qualquer campo para editar o título ou excluir, caso não queira usá-lo.

➕ Adicionar novos campos

Na lateral esquerda, você verá a biblioteca de campos disponíveis. Basta clicar e arrastar o campo desejado para a área do prontuário. Quando a área ficar azul, solte para adicionar.

Acompanhe a animação abaixo para visualizar o passo a passo.

Você poderá incluir campos como:

  • Título

  • Texto pequeno ou grande

  • Cálculo de IMC

  • Pesquisa no CID10

  • Campo de data

  • Caixa de seleção única

  • Múltipla escolha

Clique sobre o campo inserido para editar o nome ou as opções (no caso de listas, por exemplo).

📐 Organizando seu prontuário

Para que seu prontuário fique mais organizado visualmente, você pode usar colunas e títulos de seção:

➕ Inserindo colunas

Use os botões:

  • +1 Coluna

  • +2 Colunas

  • +3 Colunas

Essas colunas serão adicionadas no final da tela — role para baixo para visualizá-las. Depois, basta arrastar os campos para dentro das colunas desejadas.

🧷 Adicionando títulos de seção

Na biblioteca de campos, selecione o campo "Título" e arraste para onde quiser criar uma nova seção. Assim, você poderá estruturar o modelo por blocos, como "Anamnese", "Exames", "Evolução", etc.

Configuração no modelo:

Como ficará no histórico:

💾 Salvando e replicando o modelo

Depois de organizar todos os campos e colunas:

  • Clique em Salvar para finalizar seu modelo.

  • Se quiser que outros profissionais da clínica também utilizem esse modelo, clique em "Salvar modelo e replicar para demais médicos".

📌 Visualização no atendimento

Depois de criado, seu modelo será exibido no prontuário durante os atendimentos do serviço que o modelo foi atrelado, garantindo mais agilidade, organização e padronização no registro das informações.

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