Passar para o conteúdo principal

Como emitir atestados e encaminhamentos através da Memed

Aprenda a criar e emitir atestados e encaminhamentos para o paciente

Atualizado há mais de 3 semanas

Há duas formas de gerar atestados e encaminhamentos pela Memed: utilizando modelos prontos disponibilizados pela Memed ou criando seus próprios modelos personalizados. Vamos ver o passo a passo de cada uma.😉


📄 Como criar atestados e encaminhamentos utilizando modelos prontos

Depois de iniciar o atendimento, vá até "Prescrições" e clique no botão "Memed", uma nova tela para criar as prescrições será aberta.

Com a tela de receituário da Memed aberta, clique em "Modelo" no menu superior. No campo de busca escreva qual documento deseja, por exemplo, um atestado ou encaminhamento.

A Memed oferece diversas opções de documentos. Você pode identificá-los pelo nome e, ao posicionar o mouse sobre a opção desejada, o botão “Visualizar” será exibido. Clique nele para explorar o modelo e verificar se atende à sua necessidade.

Caso queira inserir o documento na prescrição, basta clicar no botão azul “Adicionar à prescrição”.

Após adicionar o modelo, será necessário preencher as informações nos campos em branco. Para isso, clique no campo desejado e personalize o texto.


✏️ Como criar seu próprio modelo

Para criar um documento do zero e totalmente personalizado clique em “+ Adicionar à prescrição”, digite na pesquisa “atestado” ou “encaminhamento” e selecione a opção “Adicionar texto livre”.

O nome do documento ficará o que você pesquisou. Logo abaixo, digite o corpo do texto. Crie um texto base que poderá ser alterado posteriormente, facilitando o uso rápido durante os atendimentos.

Após finalizar o texto base, clique em “Modelos”, no menu superior, e selecione a opção “Salvar prescrição como modelo”. O documento será exibido em tela cheia, nesta etapa, descreva a situação clínica, por exemplo, "encaminhamento para tratamento psicológico", e finalize clicando em “Salvar”.

Os modelos criados por você ficarão salvos na seção “Modelos”. Eles aparecerão no topo da lista e terão a identificação com a tag “Meu modelo”. Para utilizá-los, no momento da prescrição, acesse “Modelos” e clique sobre o documento desejado para adicioná-lo à prescrição.


🧾Como salvar e enviar as prescrições

Para finalizar a prescrição, clique no botão azul “Gerar prescrição”, localizado no menu superior.

Na nova tela, é essencial identificar o paciente (nome e CPF) e verificar se todos os dados estão corretos.

Atenção: De acordo com as normas do CFM, é obrigatório o preenchimento do CPF do paciente em prescrições digitais.

Nesta etapa, também é obrigatório preencher as informações do local de trabalho do profissional médico(a). Após completar os dados, clique em “Continuar”.

Na guia de "Emitir receita", ative a opção “Assinar o documento” para realizar a assinatura digital da prescrição. Caso deseje compartilhar o documento via SMS com o paciente, habilite a opção “Compartilhar o documento” e informe o número de telefone do paciente.

Importante: É necessário que o(a) médico(a) tenha uma assinatura digital para poder prescrever. A assinatura deve ser habilitada na Memed.

➡️ Confira o passo a passo no artigo "Como assinar digitalmente prescrições via Memed" !

Para finalizar, se desejar imprimir os documentos, habilite essa opção, selecione a quantidade de vias e informe a data da receita. Conclua clicando no botão “Enviar e emitir”.


Respondeu à sua pergunta?