Passar para o conteúdo principal

Fechamento de caixa: como ativar e configurar

Confira o passo a passo para ativar e configurar as permissões da funcionalidade de fechamento de caixa. Apenas o usuário com a permissão de super administrador pode realizar essa configuração.

Atualizado há mais de um mês

✅ Ativando o fechamento de caixa

Apenas o usuário com a permissão de super administrador pode ativar a funcionalidade na conta da clínica. Para isso, este usuário deve acessar “Financeiro” ➡️ “Fechamento de Caixa”, como na animação abaixo.

Neste primeiro acesso, o usuário super administrador vai conferir um onboarding que o guiará durante as configurações da ferramenta. Para ativar a funcionalidade na clínica, clique sobre o botão “Fazer liberação agora!”. Assim que a ferramenta for liberada, você deverá selecionar os usuários que poderão abrir e fechar caixas na clínica.

A imagem acima mostra a etapa de configuração dos usuários que poderão abrir e fechar os caixas da clínica. Clique sobre o campo “Selecionar” e marque os usuários que vão poder utilizar a ferramenta, como na animação abaixo.

Na parte superior, você deve configurar como deseja iniciar os caixas da sua clínica. A plataforma apresenta duas opções:

  • A primeira é para clínicas que desejam seguir com o saldo do dia anterior, sem manuseio de valores.

  • Já na segunda opção, você define que o caixa da clínica deve zerar diariamente, com um valor fixo de troco, que deve ser informado no momento da configuração.

Marque a opção que mais se encaixa no processo da sua clínica, informe o troco, se necessário, e clique em “salvar”. Confira o passo a passo descrito na animação abaixo.

A última etapa das configurações do fechamento de caixa, é a definição das permissões de cada usuário que vai abrir e fechar caixas. Para realizar essa configuração, clique na guia “Permissões”.

Na guia de permissões, você deve selecionar o usuário e marcar abaixo as permissões que o mesmo terá na ferramenta. São cinco disponíveis que devem ser definidas para cada usuário, são elas:

☑️ Pode editar transações após o fechamento do caixa: com essa permissão ativa, o usuário pode editar o valor, a conta e o método de pagamento;

☑️ Pode excluir transações após o fechamento: com essa permissão marcada, o usuário pode excluir uma transação mesmo com o caixa fechado.

☑️ Pode editar transferências após o fechamento: essa permissão autoriza o usuário a editar o valor e as contas em transferência, mesmo com o caixa fechado.

☑️ Pode excluir transferências após o fechamento: com essa permissão habilitada, o usuário pode excluir transferências mesmo com o caixa fechado.

☑️ Pode ver o caixa do(s) usuário(s): com essa permissão selecionada, o usuário consegue visualizar os caixas de outros usuários específicos.

💡 Você pode replicar as permissões definidas para um usuário específico para outros usuários da clínica. Para isso, clique em “Salvar e replicar para outros usuários”, como na animação abaixo.

👉 Para começar a utilizar o fechamento de caixa, é importante destacar:

  • O fechamento de caixa é um “relatório operacional” das movimentações de um caixa. Mesmo que um usuário (com a permissão habilitada) edite uma transação, essa informação não muda no fechamento, pois ele representa um histórico fechado, importante para garantir a integridade dos dados registrados.

  • Depois de ativar o fechamento de caixa, os usuários (com a permissão de abrir e fechar caixas) só poderão lançar valores financeiros se os seus caixas estiverem abertos.

  • Usuários sem a permissão de abrir e fechar caixas não conseguem acessar a funcionalidade na plataforma.

  • Usuários com a permissão de administrador podem editar as permissões de usuários operacionais, mas não podem atualizar as permissões de administradores/super administradores.


Confira também:

🤓 Artigo sobre o passo a passo de abrir e fechar caixas: acesse aqui.

🎬 Tutorial em vídeo com todo o passo a passo de como configurar e usar o fechamento de caixa: clique aqui.

Respondeu à sua pergunta?