✅ Ativando o fechamento de caixa
Apenas o usuário com a permissão de super administrador pode ativar a funcionalidade na conta da clínica. Para isso, este usuário deve acessar “Financeiro” ➡️ “Fechamento de Caixa”, como na animação abaixo.
Neste primeiro acesso, o usuário super administrador vai conferir um onboarding que o guiará durante as configurações da ferramenta. Para ativar a funcionalidade na clínica, clique sobre o botão “Fazer liberação agora!”. Assim que a ferramenta for liberada, você deverá selecionar os usuários que poderão abrir e fechar caixas na clínica.
A imagem acima mostra a etapa de configuração dos usuários que poderão abrir e fechar os caixas da clínica. Clique sobre o campo “Selecionar” e marque os usuários que vão poder utilizar a ferramenta, como na animação abaixo.
Na parte superior, você deve configurar como deseja iniciar os caixas da sua clínica. A plataforma apresenta duas opções:
A primeira é para clínicas que desejam seguir com o saldo do dia anterior, sem manuseio de valores.
Já na segunda opção, você define que o caixa da clínica deve zerar diariamente, com um valor fixo de troco, que deve ser informado no momento da configuração.
Marque a opção que mais se encaixa no processo da sua clínica, informe o troco, se necessário, e clique em “salvar”. Confira o passo a passo descrito na animação abaixo.
A última etapa das configurações do fechamento de caixa, é a definição das permissões de cada usuário que vai abrir e fechar caixas. Para realizar essa configuração, clique na guia “Permissões”.
Na guia de permissões, você deve selecionar o usuário e marcar abaixo as permissões que o mesmo terá na ferramenta. São cinco disponíveis que devem ser definidas para cada usuário, são elas:
☑️ Pode editar transações após o fechamento do caixa: com essa permissão ativa, o usuário pode editar o valor, a conta e o método de pagamento;
☑️ Pode excluir transações após o fechamento: com essa permissão marcada, o usuário pode excluir uma transação mesmo com o caixa fechado.
☑️ Pode editar transferências após o fechamento: essa permissão autoriza o usuário a editar o valor e as contas em transferência, mesmo com o caixa fechado.
☑️ Pode excluir transferências após o fechamento: com essa permissão habilitada, o usuário pode excluir transferências mesmo com o caixa fechado.
☑️ Pode ver o caixa do(s) usuário(s): com essa permissão selecionada, o usuário consegue visualizar os caixas de outros usuários específicos.
💡 Você pode replicar as permissões definidas para um usuário específico para outros usuários da clínica. Para isso, clique em “Salvar e replicar para outros usuários”, como na animação abaixo.
👉 Para começar a utilizar o fechamento de caixa, é importante destacar:
O fechamento de caixa é um “relatório operacional” das movimentações de um caixa. Mesmo que um usuário (com a permissão habilitada) edite uma transação, essa informação não muda no fechamento, pois ele representa um histórico fechado, importante para garantir a integridade dos dados registrados.
Depois de ativar o fechamento de caixa, os usuários (com a permissão de abrir e fechar caixas) só poderão lançar valores financeiros se os seus caixas estiverem abertos.
Usuários sem a permissão de abrir e fechar caixas não conseguem acessar a funcionalidade na plataforma.
Usuários com a permissão de administrador podem editar as permissões de usuários operacionais, mas não podem atualizar as permissões de administradores/super administradores.
Confira também:
🤓 Artigo sobre o passo a passo de abrir e fechar caixas: acesse aqui.
🎬 Tutorial em vídeo com todo o passo a passo de como configurar e usar o fechamento de caixa: clique aqui.







