Neste artigo, você vai conhecer todas as formas disponíveis para registrar a saída de produtos ou kits do estoque no software da GestãoDS. Esse controle é essencial para manter o estoque sempre atualizado e evitar perdas ou inconsistências.
Formas de registrar uma saída de produto
No módulo de Estoque da GestãoDS, existem 4 formas de realizar saídas de produtos:
Saída pela tela de agendamento
Saída pela tela de atendimento
Saída após o atendimento finalizado no relatório de Todos os Atendimentos
Saída avulsa (não vinculada a atendimento)
1. Saída pela tela de agendamento
Ideal para clínicas que preferem antecipar o controle do uso dos produtos antes do atendimento ser realizado.
Como acessar: acesse Agenda, clique no agendamento desejado e, em seguida, selecione a opção Controle de Estoque.
Essa funcionalidade permite lançar previamente os produtos que serão utilizados no atendimento.
(Clique sobre a imagem para expandi-lá)
2. Saída pela tela de atendimento
Essa opção está disponível apenas para os(as) profissionais da saúde (usuários médicos) e deve ser usada durante o atendimento ao(a) paciente.
Como acessar: ao iniciar um atendimento, vá até a aba Estoque, localizada dentro do prontuário, no menu superior.
Em seguida, selecione os produtos utilizados e informe:
A quantidade utilizada
O lote (se o controle de lote estiver ativo)
A validade (se o controle de validade estiver ativo)
Se a quantidade informada se refere à Apresentação ou à Unidade
(Clique sobre a imagem para expandi-lá)
3. Saída após o atendimento finalizado
Essa opção permite lançar a baixa de produtos após o término do atendimento.
Como acessar: vá para Serviços > Todos Atendimentos, localize o atendimento desejado e clique no ícone de caixinhas na coluna de Ações (à direita). Esse ícone leva ao histórico do atendimento, onde será possível editar a saída de produtos.
(Clique sobre a imagem para expandi-lá)
Outra forma de acesso é clicando diretamente na descrição do atendimento realizado e localizando a seção Estoque.
4. Saída avulsa (não vinculada a atendimento)
Esse tipo de saída deve ser utilizado para:
Produtos usados fora de atendimentos clínicos
Descarte de produtos (por validade vencida, avarias, etc.)
⚠️ Atenção: não recomendamos registrar como saída avulsa os produtos utilizados em atendimentos. Nesse tipo de lançamento, não haverá vínculo com atendimentos realizados nem com pacientes específicos, o que pode comprometer o controle do uso dos produtos.
Para registrar corretamente o uso de itens em atendimentos, utilize uma das três opções mostradas acima neste artigo.
Como acessar: acesse Estoque > Nova Saída e preencha:
A data de saída
Caso seja um descarte, não se se esqueça de selecionar a opção Descarte
Observações (opcional), indicamos que seja registrado o motivo da saída
O produto utilizado
A quantidade
O lote e a validade (se aplicável)
Se está lançando pela apresentação ou unidade
Você pode repetir o processo para adicionar outros produtos dessa mesma saída, clicando em “+ Adicionar outro produto”.
Dica: uso de kits de produtos
Se você utiliza kits de produtos em atendimentos, eles também podem ser utilizados nas saídas. Para saber como criar e gerenciar seus kits no estoque, acesse:
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!