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Como registrar o uso ou descarte de produtos no estoque

Conheça as formas de registrar saídas de produtos ou kits no estoque da sua clínica, garantindo controle total e redução de perdas

Atualizado há mais de um mês

Neste artigo, você vai conhecer todas as formas disponíveis para registrar a saída de produtos ou kits do estoque no software da GestãoDS. Esse controle é essencial para manter o estoque sempre atualizado e evitar perdas ou inconsistências.

Formas de registrar uma saída de produto

No módulo de Estoque da GestãoDS, existem 4 formas de realizar saídas de produtos:

  1. Saída pela tela de agendamento

  2. Saída pela tela de atendimento

  3. Saída após o atendimento finalizado no relatório de Todos os Atendimentos

  4. Saída avulsa (não vinculada a atendimento)


1. Saída pela tela de agendamento

Ideal para clínicas que preferem antecipar o controle do uso dos produtos antes do atendimento ser realizado.

Como acessar: acesse Agenda, clique no agendamento desejado e, em seguida, selecione a opção Controle de Estoque.


Essa funcionalidade permite lançar previamente os produtos que serão utilizados no atendimento.

(Clique sobre a imagem para expandi-lá)

2. Saída pela tela de atendimento

Essa opção está disponível apenas para os(as) profissionais da saúde (usuários médicos) e deve ser usada durante o atendimento ao(a) paciente.

Como acessar: ao iniciar um atendimento, vá até a aba Estoque, localizada dentro do prontuário, no menu superior.

Em seguida, selecione os produtos utilizados e informe:

  • A quantidade utilizada

  • O lote (se o controle de lote estiver ativo)

  • A validade (se o controle de validade estiver ativo)

  • Se a quantidade informada se refere à Apresentação ou à Unidade

(Clique sobre a imagem para expandi-lá)

3. Saída após o atendimento finalizado

Essa opção permite lançar a baixa de produtos após o término do atendimento.

Como acessar: vá para Serviços > Todos Atendimentos, localize o atendimento desejado e clique no ícone de caixinhas na coluna de Ações (à direita). Esse ícone leva ao histórico do atendimento, onde será possível editar a saída de produtos.

(Clique sobre a imagem para expandi-lá)

Outra forma de acesso é clicando diretamente na descrição do atendimento realizado e localizando a seção Estoque.

4. Saída avulsa (não vinculada a atendimento)

Esse tipo de saída deve ser utilizado para:

  • Produtos usados fora de atendimentos clínicos

  • Descarte de produtos (por validade vencida, avarias, etc.)

⚠️ Atenção: não recomendamos registrar como saída avulsa os produtos utilizados em atendimentos. Nesse tipo de lançamento, não haverá vínculo com atendimentos realizados nem com pacientes específicos, o que pode comprometer o controle do uso dos produtos.

Para registrar corretamente o uso de itens em atendimentos, utilize uma das três opções mostradas acima neste artigo.

Como acessar: acesse Estoque > Nova Saída e preencha:

  • A data de saída

  • Caso seja um descarte, não se se esqueça de selecionar a opção Descarte

  • Observações (opcional), indicamos que seja registrado o motivo da saída

  • O produto utilizado

  • A quantidade

  • O lote e a validade (se aplicável)

  • Se está lançando pela apresentação ou unidade

Você pode repetir o processo para adicionar outros produtos dessa mesma saída, clicando em “+ Adicionar outro produto”.

Dica: uso de kits de produtos

Se você utiliza kits de produtos em atendimentos, eles também podem ser utilizados nas saídas. Para saber como criar e gerenciar seus kits no estoque, acesse:


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