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Como registrar atividades para a equipe realizar o acompanhamento de pacientes

Aprenda a criar lembretes vinculados a pacientes para organizar retornos, contatos e outras atividades importantes

Atualizado há mais de 2 semanas

Neste artigo, vamos mostrar como você pode criar lembretes e atividades para organizar os contatos e acompanhamentos com seus pacientes. Essa funcionalidade ajuda sua equipe a manter o relacionamento ativo e não esquecer tarefas importantes como retorno, envio de exames ou orientações.

💡 Quando usar atividades?

Elas são úteis para lembrar sua equipe de:

  • Agendar um retorno;

  • Entrar em contato com um paciente interessado em algum tratamento;

  • Enviar resultados de exame;

  • Enviar receita ou orientação pós-consulta;

  • Acompanhar um tratamento, entre outros.

📌 Acessando a tela de criação de atividades

Para criar uma atividade, acesse Negócios, no Menu lateral esquerdo > Atividades no Menu superior da tela > Nova Atividade.

⚠️Atenção! Caso você ainda não tenha ativado o Módulo de Negócios, será necessário seguir outro caminho para criar uma atividade:

Marketing, no Menu lateral esquerdo > Oportunidades > Atividades > + Atividade.

📝 Preenchendo as informações da atividade

Ao acessar a página de criação de uma nova atividade, você verá os seguintes campos:

  • Paciente: defina a qual paciente se refere a atividade. As atividades são sempre vinculadas a um paciente, para que a equipe saiba com quem deve fazer o contato ou realizar o acompanhamento.

  • Data da atividade: defina a data em que a atividade deve ser realizada ou o prazo para a realização da mesma. O responsável pela atividade será lembrado(a) pelo sistema nessa data.

  • Tipo de atividade: selecione a ação que deve ser executada (ex: Agendar retorno, Enviar resultado, Acompanhar uso de medicamento, etc.).

💡 Dica: use o botão de "+" ao lado do campo para cadastrar um novo tipo de atividade, conforme o padrão e organização da sua clínica.

  • Observação: registre informações ou orientações importantes para quem irá realizar a tarefa.

  • Responsável: selecione os usuários que deverão realizar a atividade. Eles receberão alerta no sistema na data marcada.

  • Visualizadores: defina quem poderá visualizar a atividade, mesmo sem ser o responsável.

Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar.

🩺 Criando atividades a partir da tela de atendimento

Além da criação via menu de Negócios, você também pode registrar atividades diretamente durante um atendimento. Isso facilita o acompanhamento de tarefas vinculadas ao paciente, sem precisar sair da tela do prontuário.

1. Pelo menu “Negócios” dentro do prontuário

Na parte superior da tela de atendimento, clique em Negócios > Atividades > Nova Atividade.


Você será direcionado para a tela de criação de atividade, onde poderá preencher os mesmos dados explicados anteriormente (paciente, data, tipo de atividade, observações, responsável e visualizadores).

💡 Nessa mesma tela, o sistema exibirá um relatório com todas as atividades vinculadas ao paciente em atendimento. Esse relatório é filtrado pela data, e o sistema usará por padrão, o mês atual. Caso deseje consultar outras atividades vinculadas ao paciente, basta ajustar o período pelo filtro de datas.

2. Pelo botão “+ Nova ação” no canto superior direito

Outra opção é clicar no botão “+ Nova ação” no canto superior direito da tela de atendimento e selecionar a opção Nova atividade.


Em seguida, preencha os campos normalmente para registrar a atividade.

💡 Dica: ambas as formas tornam o processo mais prático, especialmente quando a necessidade de acompanhamento é identificada durante o atendimento com o paciente.

📊 Acessando o relatório de atividades

Você pode acompanhar todas as atividades já criadas, filtrando por período, status (realizadas ou em aberto) e tipo de atividade.

Para acessar, siga o mesmo caminho da criação: Negócios, no Menu lateral esquerdo > Atividades no Menu superior da tela.

💡 Dica: use o atalho no topo da tela. Na barra roxa do sistema, clique no ícone de lista ao lado do sino de notificações.

Ao acessar o relatório, você verá um painel com os principais indicadores de desempenho das atividades:

  1. Total de atividades finalizadas

  2. Percentual de atividades concluídas no prazo

  3. Quantidade total de atividades agendadas, ou seja, atividade criadas

  4. Percentual de atividades em atraso

  5. Relatório detalhado com a lista de atividades

Essas informações são exibidas conforme o período selecionado no filtro de datas. Por padrão, o relatório trará os dados do mês atual, mas você pode ajustar o período conforme desejar para visualizar outras informações.

⚙️ Ações no relatório de atividades

Cada linha do relatório mostrará as informações de uma atividade criada, com as seguintes informações:

  • Paciente vinculado à atividade;

  • Tipo de atividade que deve ser feita;

  • Responsáveis por realizar a atividade;

  • Data que a atividade deve ser finalizada;

  • A quantos dias a atividade está atrasada;

  • Status, podendo ser Em aberto ou Finalizada;

  • Observações registradas;

  • Botões de Ações.

Para cada atividade você pode:

  • Mudar o status de Em aberto para Finalizada;

  • Editar informações;

  • Excluir a atividade, se necessário.

⚠️ Atenção: Após marcar uma atividade como Finalizada, não será possível desfazer essa ação ou editar suas informações. Caso necessário, a única opção disponível será excluir a atividade.


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