Neste artigo, vamos mostrar como você pode criar lembretes e atividades para organizar os contatos e acompanhamentos com seus pacientes. Essa funcionalidade ajuda sua equipe a manter o relacionamento ativo e não esquecer tarefas importantes como retorno, envio de exames ou orientações.
💡 Quando usar atividades?
Elas são úteis para lembrar sua equipe de:
Agendar um retorno;
Entrar em contato com um paciente interessado em algum tratamento;
Enviar resultados de exame;
Enviar receita ou orientação pós-consulta;
Acompanhar um tratamento, entre outros.
📌 Acessando a tela de criação de atividades
Para criar uma atividade, acesse Negócios, no Menu lateral esquerdo > Atividades no Menu superior da tela > Nova Atividade.
⚠️Atenção! Caso você ainda não tenha ativado o Módulo de Negócios, será necessário seguir outro caminho para criar uma atividade:
Marketing, no Menu lateral esquerdo > Oportunidades > Atividades > + Atividade.
📝 Preenchendo as informações da atividade
Ao acessar a página de criação de uma nova atividade, você verá os seguintes campos:
Paciente: defina a qual paciente se refere a atividade. As atividades são sempre vinculadas a um paciente, para que a equipe saiba com quem deve fazer o contato ou realizar o acompanhamento.
Data da atividade: defina a data em que a atividade deve ser realizada ou o prazo para a realização da mesma. O responsável pela atividade será lembrado(a) pelo sistema nessa data.
Tipo de atividade: selecione a ação que deve ser executada (ex: Agendar retorno, Enviar resultado, Acompanhar uso de medicamento, etc.).
💡 Dica: use o botão de "+" ao lado do campo para cadastrar um novo tipo de atividade, conforme o padrão e organização da sua clínica.
Observação: registre informações ou orientações importantes para quem irá realizar a tarefa.
Responsável: selecione os usuários que deverão realizar a atividade. Eles receberão alerta no sistema na data marcada.
Visualizadores: defina quem poderá visualizar a atividade, mesmo sem ser o responsável.
Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar.
🩺 Criando atividades a partir da tela de atendimento
Além da criação via menu de Negócios, você também pode registrar atividades diretamente durante um atendimento. Isso facilita o acompanhamento de tarefas vinculadas ao paciente, sem precisar sair da tela do prontuário.
1. Pelo menu “Negócios” dentro do prontuário
Na parte superior da tela de atendimento, clique em Negócios > Atividades > Nova Atividade.
Você será direcionado para a tela de criação de atividade, onde poderá preencher os mesmos dados explicados anteriormente (paciente, data, tipo de atividade, observações, responsável e visualizadores).
💡 Nessa mesma tela, o sistema exibirá um relatório com todas as atividades vinculadas ao paciente em atendimento. Esse relatório é filtrado pela data, e o sistema usará por padrão, o mês atual. Caso deseje consultar outras atividades vinculadas ao paciente, basta ajustar o período pelo filtro de datas.
2. Pelo botão “+ Nova ação” no canto superior direito
Outra opção é clicar no botão “+ Nova ação” no canto superior direito da tela de atendimento e selecionar a opção Nova atividade.
Em seguida, preencha os campos normalmente para registrar a atividade.
💡 Dica: ambas as formas tornam o processo mais prático, especialmente quando a necessidade de acompanhamento é identificada durante o atendimento com o paciente.
📊 Acessando o relatório de atividades
Você pode acompanhar todas as atividades já criadas, filtrando por período, status (realizadas ou em aberto) e tipo de atividade.
Para acessar, siga o mesmo caminho da criação: Negócios, no Menu lateral esquerdo > Atividades no Menu superior da tela.
💡 Dica: use o atalho no topo da tela. Na barra roxa do sistema, clique no ícone de lista ao lado do sino de notificações.
Ao acessar o relatório, você verá um painel com os principais indicadores de desempenho das atividades:
Total de atividades finalizadas
Percentual de atividades concluídas no prazo
Quantidade total de atividades agendadas, ou seja, atividade criadas
Percentual de atividades em atraso
Relatório detalhado com a lista de atividades
Essas informações são exibidas conforme o período selecionado no filtro de datas. Por padrão, o relatório trará os dados do mês atual, mas você pode ajustar o período conforme desejar para visualizar outras informações.
⚙️ Ações no relatório de atividades
Cada linha do relatório mostrará as informações de uma atividade criada, com as seguintes informações:
Paciente vinculado à atividade;
Tipo de atividade que deve ser feita;
Responsáveis por realizar a atividade;
Data que a atividade deve ser finalizada;
A quantos dias a atividade está atrasada;
Status, podendo ser Em aberto ou Finalizada;
Observações registradas;
Botões de Ações.
Para cada atividade você pode:
Mudar o status de Em aberto para Finalizada;
Editar informações;
Excluir a atividade, se necessário.
⚠️ Atenção: Após marcar uma atividade como Finalizada, não será possível desfazer essa ação ou editar suas informações. Caso necessário, a única opção disponível será excluir a atividade.
Ficou com alguma dúvida? 🤔
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para te auxiliar!