Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAgendaConvênios
Como realizar a emissão de guias TISS/TUSS?
Como realizar a emissão de guias TISS/TUSS?

Passo a passo completo de como realizar a emissão das Guias TISS/TUSS.

Atualizado há mais de um ano

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de como realizar a emissão das guias TISS/TUSS. Essa configuração se baseia em cadastrar ou atualizar as informações dos convênios, assim como adicionar algumas informações do médico, disponibilizada pela ANS.

Caso queira saber mais sobre a configuração ou ainda não tenha sido realizado essa configuração, acompanhe abaixo nosso artigo de como configurar.


Tendo realizado a configuração inicial, vamos agora ao passo a passo de emissão dessas guias. O primeiro passo é acessar o menu de Serviços > TISS, acessando a tela inicial das guias de consulta. Em seguida, você deve ir em "+Guia Consulta", para gerar uma nova guia. Observe a imagem abaixo:

Sobre o preenchimento dos campos, existem alguns pontos importantes, que são os seguintes:

  • Convênio vinculado ao paciente: ao adicionar o paciente, você deve informar a qual convênio este paciente está vinculado.

Obs.: caso o sistema não traga nenhum resultado, o paciente não possui vínculos de convênio em seu cadastro. Dessa forma, clicando aqui, você terá acesso ao passo a passo de como vincular o convênio na ficha do paciente.

  • Dados do Beneficiário: você preencherá com as informações do paciente, caso já tenham sido preenchidas na ficha do paciente, serão automaticamente adicionadas as informações neste local.

  • Dados do contratado: neste local, adicionará as informações do médico.

  • Dados do atendimento: você informará neste local a descrição do atendimento realizado pelo paciente.

⚠️ Obs.: em "20 - Código da Tabela", caso sua clínica possua um código específico registrado na ANS, você deve utilizar a seguinte opção para realizar a emissão correta da guia:


Com isso, as informações do convênio serão preenchidas automaticamente, e por fim, você precisará apenas adicionar as informações de atendimento e, após isso, clicar em Salvar.

Obs.: As informações não serão preenchidas automaticamente se não foi realizada a configuração inicial.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?