No software da GestãoDS, é possível emitir recibos referentes a atendimentos realizados — mas, para isso, alguns passos são necessários antes da emissão.
✅ Pré-requisitos para emissão do recibo
Antes de emitir o recibo, certifique-se de que:
O pagamento do atendimento foi informado no sistema.
Indicamos que o pagamento seja informado pelo agendamento, pela tela do prontuário de atendimento ou pela tela de serviços, no Relatório de Todos os Atendimentos.O pagamento está vinculado a um paciente.
O pagamento está marcado como “pago”.
Apenas transações com status de pagamento confirmado podem gerar recibo.
🧾 Emitindo o recibo
Com os pré-requisitos cumpridos, siga o passo a passo:
Acesse Financeiro > Transações, no menu lateral.
Aplique os filtros necessários para localizar a transação.
Ao encontrar o lançamento, clique na descrição da transação (em azul).
Uma aba lateral será aberta — clique em Emitir Recibo.
Caso queira, altere a data do recibo. Se não for necessário, apenas clique em Emitir Recibo, botão localizado abaixo do campo de data.
Em seguida, você verá a opção para imprimir o recibo, na mesma aba lateral.
Acompanhe esse processo na animação a seguir:
❓ Não está aparecendo a opção de emitir recibo?
Se a opção de emitir recibo não estiver aparecendo para uma transação, verifique os dois pontos a seguir. Eles são requisitos obrigatórios para que a funcionalidade fique disponível:
📌 A transação precisa estar marcada como “Paga”
O software da GestãoDS só permite a emissão de recibos para transações cujo pagamento já foi confirmado. Se você não confirmou que o pagamento já ocorreu, a opção de recibo não será exibida.
Veja como alterar o status da transação para "Pago":
Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.
Aplique os filtros necessários para localizar a transação.
Clique na descrição da transação (em azul).
Na aba lateral que será aberta, clique em Detalhes.
Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.
No campo Pagamentos, selecione a opção "Pago".
Clique em Salvar.
⚠️ Atenção: Pagamentos parcelados só permitirão gerar recibo quando todas as parcelas estiverem com status "Pago".
Pronto! Agora a transação estará com o pagamento confirmado e a opção de emitir recibo estará disponível.
👤 A transação precisa estar vinculada a um(a) paciente
Outro requisito para a emissão de recibo é que a transação esteja vinculada a um atendimento com paciente identificado.
Quando o lançamento é feito diretamente em Financeiro > Transações > +Receita, e o(a) paciente não é informado(a), o sistema considera essa transação como avulsa — ou seja, sem vínculo com atendimento. E nesse caso, o recibo não pode ser gerado.
Se você registrou a transação sem informar o(a) paciente, ainda é possível editar:
Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.
Aplique os filtros necessários para localizar a transação.
Clique na descrição da transação (em azul).
Na aba lateral que será aberta, clique em Detalhes.
Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.
Se a transação já estiver marcada como “Pago”, será necessário alterar temporariamente o status para fazer a edição.
Para isso, confirme a alteração do Status de pagamento. E após, clique novamente em Editar.
No campo Paciente, informe quem realizou o pagamento.
No campo Prestador, selecione o(a) profissional responsável.
Marque novamente o Status de pagamento como “Pago”.
Clique em Salvar.
Pronto! Com essas informações preenchidas, o sistema permitirá emitir o recibo da transação.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!