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Como emitir um recibo

Emitindo recibos pelo software da GestãoDS

Atualizado hoje

No software da GestãoDS, é possível emitir recibos referentes a atendimentos realizados — mas, para isso, alguns passos são necessários antes da emissão.

✅ Pré-requisitos para emissão do recibo

Antes de emitir o recibo, certifique-se de que:

  1. O pagamento do atendimento foi informado no sistema.
    Indicamos que o pagamento seja informado pelo agendamento, pela tela do prontuário de atendimento ou pela tela de serviços, no Relatório de Todos os Atendimentos.

  2. O pagamento está vinculado a um paciente.

  3. O pagamento está marcado como “pago”.
    Apenas transações com status de pagamento confirmado podem gerar recibo.

🧾 Emitindo o recibo

Com os pré-requisitos cumpridos, siga o passo a passo:

  1. Acesse Financeiro > Transações, no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Ao encontrar o lançamento, clique na descrição da transação (em azul).

  4. Uma aba lateral será aberta — clique em Emitir Recibo.

  5. Caso queira, altere a data do recibo. Se não for necessário, apenas clique em Emitir Recibo, botão localizado abaixo do campo de data.

  6. Em seguida, você verá a opção para imprimir o recibo, na mesma aba lateral.

Acompanhe esse processo na animação a seguir:

❓ Não está aparecendo a opção de emitir recibo?

Se a opção de emitir recibo não estiver aparecendo para uma transação, verifique os dois pontos a seguir. Eles são requisitos obrigatórios para que a funcionalidade fique disponível:

📌 A transação precisa estar marcada como “Paga”

O software da GestãoDS só permite a emissão de recibos para transações cujo pagamento já foi confirmado. Se você não confirmou que o pagamento já ocorreu, a opção de recibo não será exibida.

Veja como alterar o status da transação para "Pago":

  1. Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Clique na descrição da transação (em azul).

  4. Na aba lateral que será aberta, clique em Detalhes.

  5. Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.

  6. No campo Pagamentos, selecione a opção "Pago".

  7. Clique em Salvar.

⚠️ Atenção: Pagamentos parcelados só permitirão gerar recibo quando todas as parcelas estiverem com status "Pago".

Pronto! Agora a transação estará com o pagamento confirmado e a opção de emitir recibo estará disponível.

👤 A transação precisa estar vinculada a um(a) paciente

Outro requisito para a emissão de recibo é que a transação esteja vinculada a um atendimento com paciente identificado.

Quando o lançamento é feito diretamente em Financeiro > Transações > +Receita, e o(a) paciente não é informado(a), o sistema considera essa transação como avulsa — ou seja, sem vínculo com atendimento. E nesse caso, o recibo não pode ser gerado.

Se você registrou a transação sem informar o(a) paciente, ainda é possível editar:

  1. Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Clique na descrição da transação (em azul).

  4. Na aba lateral que será aberta, clique em Detalhes.

  5. Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.

    • Se a transação já estiver marcada como “Pago”, será necessário alterar temporariamente o status para fazer a edição.

    • Para isso, confirme a alteração do Status de pagamento. E após, clique novamente em Editar.

  6. No campo Paciente, informe quem realizou o pagamento.

  7. No campo Prestador, selecione o(a) profissional responsável.

  8. Marque novamente o Status de pagamento como “Pago”.

  9. Clique em Salvar.

Pronto! Com essas informações preenchidas, o sistema permitirá emitir o recibo da transação.


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