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Como lançar despesa avulsa

Passo a passo para criar uma despesa avulsa no software da GestãoDS

Atualizado essa semana

Na contabilidade, há uma diferença entre despesas e custos, mas no software da GestãoDS todos são registrados como despesas.

Para esclarecer:

  • Despesas são gastos não ligados diretamente à prestação do serviço, mas essenciais para o funcionamento da clínica, como contas de luz e aluguel.

  • Custos são gastos diretamente relacionados aos serviços oferecidos, como materiais utilizados nos atendimentos.

As despesas e gastos da clínica podem ser fixos(as) ou variáveis.

Lançando a despesa avulsa

As despesas variáveis são gastos esporádicos, que não acontecem todos os meses. No software da GestãoDS, chamamos esses lançamentos de Despesas Avulsas.

Para lançar uma despesa avulsa, acesse o menu lateral Financeiro → Transações e clique em “+ Despesa” na nova tela. Acompanhe na animação a seguir:

Na tela de lançamento, você encontrará os seguintes campos:

  1. Descrição: insira o nome da despesa, como ela será identificada nos relatórios financeiros.

  2. Categoria: selecione uma das categorias previamente configuradas para classificar essa despesa corretamente.

  3. Observações (opcional): utilize esse campo para registrar qualquer informação adicional sobre a transação, que possa ser útil para o controle financeiro.

  4. Valor (R$): informe o valor total da despesa.

  5. Método de pagamento: escolha como o valor será pago (dinheiro, cartão, Pix, etc.).

  6. Caixa: selecione o caixa no qual a despesa será descontada.

  7. Data de pagamento: indique o dia em que o valor foi ou será pago. A data será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade.

  8. Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;

  9. Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;

  10. Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;

  11. Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".

💳 Pagamento com mais de um método?

Use essa opção caso o pagamento tenha sido ou será feito com mais de um método. Por exemplo, parte do pagamento em dinheiro e parte no cartão.

Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.

Finalize clicando em "Salvar".


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