O DRE ou Demonstrativo de Resultado de Exercício é um dos relatórios financeiros que permite entender exatamente a realidade financeira de qualquer empresa, a importância é tamanha que atualmente qualquer empresa que não esteja registrada como MEI (Micro Empreendedor Individual) é obrigada conforme a lei n.º 6.404/76 e a lei N° 11.638/07, a elaborar o relatório anualmente.
Cadastrando as categorias para a DRE
Obs.: Caso já tenha cadastrado as categorias, pule para "Acessando o relatório de DRE".
Para ser possível gerar o relatório de DRE de forma correta, é necessário cadastrar e vincular as categorias financeiras. Para isso, você deve ir em Financeiro > Configurações > Categorias > + Categoria, como demonstrado na imagem abaixo:
Caso queira apenas vincular uma categoria já existente, você irá clicar no botão laranja para editar e conseguir vincular a categoria no campo "Categoria DRE":
Obs.: as opções de categorias de DRE hoje são fixas do sistema, não sendo possível editar, excluir ou incluir novas!
Acessando o relatório de DRE
Para acessar o relatório de DRE, você irá em Financeiro > Relatórios e depois clicar em DRE. Acompanhe na animação abaixo:
No relatório, você conseguirá alterar o modo de visualização, se quer ver o valor por regime de competência, ou seja, as transações por data de lançamento, ou regime de caixa, ou seja, as transações por data de pagamento. Além disso, você poderá selecionar o valor que quer visualizar, se é o valor real (líquido) ou o valor total (bruto); mostrar transações não pagas e ainda selecionar o ano e mês do relatório.
Após selecionar os filtros desejados, o relatório atualizará e mostrará as informações pretendidas!
⚠️AVISO: Para casos onde o pagamento seja via cartão de crédito e nem todas as parcelas constem como pagas, deixe marcada a opção de Mostrar não pagas.
Deste modo, o relatório irá atualizar com o valor da parcela pago, referente ao mês filtrado.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!