O DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) é um dos relatórios mais importantes da gestão financeira, pois permite entender, com clareza, a realidade econômica da clínica ou consultório.
Ele organiza receitas, custos e despesas em um formato estruturado, apresentando o resultado líquido (lucro ou prejuízo) do período analisado.
💡 A elaboração do DRE anualmente é obrigatória para empresas que não se enquadram como MEI (Micro Empreendedor Individual), conforme a Lei nº 6.404/76 e a Lei nº 11.638/07.
🛠️ Como preparar o sistema para usar o DRE
Para que o relatório de DRE funcione corretamente, é necessário vincular cada categoria financeira a uma das categorias do DRE. Esse passo organiza as receitas e despesas da clínica dentro do formato exigido por esse tipo de relatório.
✅ Cadastrando e vinculando categorias
Se ainda não cadastrou suas categorias financeiras, siga este caminho:
Financeiro no menu lateral esquerdo > Configurações > Categorias no menu superior da tela > Nova categoria
As categorias são personalizáveis e devem ser criadas de acordo com os dados de receitas e despesas que você deseja acompanhar.
Se você já utilize uma estrutura de categorias, é possível replicá-la no software. As categorias podem ser configuradas de forma mais ampla ou detalhada, dependendo da sua necessidade.
💡 Não sabe quais categorias criar? Acesse nosso guia com sugestões:
⚠️ A estrutura do DRE, ou seja, opções de categorias do DRE não pode ser alterada. Então, é importante conferi-la para usar como base na criação das suas categorias do financeiro.
Se você já tem categorias criadas, basta clicar no botão de edição da categoria desejada, preencher o campo “Categoria DRE” e clicar em Salvar.
📥 Acessando o relatório de DRE
Para gerar o relatório acesse Financeiro no menu lateral esquerdo > Relatórios > DRE.
Você poderá personalizar a visualização do relatório com os seguintes filtros:
Período: selecione o mês e o ano desejado
Regime de visualização:
Competência: considera a data de lançamento da transação
Caixa: considera a data de pagamento
Valor exibido:
Valor total (bruto)
Valor real (líquido)
Mostrar transações não pagas: útil para visualização completa de receitas previstas, especialmente em lançamentos parcelados
⚠️ Atenção especial para pagamentos em cartão de crédito
Se sua clínica utiliza cartão de crédito e nem todas as parcelas estiverem marcadas como pagas, ative a opção “Mostrar transações não pagas”.
Assim, o sistema exibirá o valor da parcela prevista para o mês selecionado, mesmo que o pagamento ainda não tenha sido recebido.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!