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Como lançar valores financeiros através da agenda

Lance valores no dia do atendimento ou de forma antecipada

Atualizado essa semana

No software da GestãoDS, você pode lançar os valores financeiros referentes aos atendimentos de forma prática, diretamente pela agenda. Esse recurso permite que o lançamento seja feito no dia do atendimento ou até mesmo antecipadamente, garantindo mais agilidade no seu fluxo de trabalho.

Veja abaixo as duas formas disponíveis:


Como lançar valores financeiros no dia de atendimento

Se o paciente estiver agendado para o dia atual e desejar realizar o pagamento, você pode lançar o valor diretamente pela Sala de Espera Virtual.

Para isso:

  1. Acesse a Sala de Espera Virtual;

  2. Clique sobre o nome do paciente;

  3. Selecione a opção "Informar Pagamento".

Acompanhe na animação a seguir como esse processo funciona na prática:

Na seção Informações sobre o atendimento existem algumas informações a serem preenchidas:

  1. Valor: será preenchido automaticamente com base nos serviços agendados, desde que tenham valores definidos nas configurações dos serviços. Caso contrário, o campo estará zerado e você deverá inserir o valor manualmente. Mesmo com o valor preenchido, é possível ajustá-lo conforme necessário;

  2. Desconto (opcional): pode ser aplicado como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total de cada serviço do atendimento;

  3. Observações (opcional): insira qualquer observação relevante sobre o pagamento.

Após preencher essas primeiras informações, será necessário preencher a forma de pagamento:

  1. Valor: preenchido automaticamente com o total dos serviços listados acima, já considerando o desconto (se aplicado). Você pode editar esse valor caso o pagamento não seja feito de forma integral ou se for necessário dividir entre diferentes formas de pagamento;

  2. Método de pagamento: selecione a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cartão, pix, etc.);

  3. Caixa: escolha o caixa que receberá o valor lançado;

  4. Data do pagamento: será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade;

  5. Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;

  6. Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;

  7. Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;

  8. Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".

💳 Pagamento com mais de um método?


Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.

Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.

Finalize clicando em "Salvar".


Como lançar valores financeiros de forma antecipada

Se o paciente agendou para uma data futura, mas deseja deixar o valor pago desde já, você pode realizar o lançamento antecipadamente.

Veja como:

  1. Verifique se o agendamento do paciente já está na agenda;

  2. Clique sobre o agendamento;

  3. Selecione a opção "Informar Pagamento";

  4. Na tela de lançamento do pagamento, preencha os campos necessários, exatamente como explicado anteriormente.

O pagamento ficará vinculado ao atendimento, e no dia do agendamento essa informação já estará registrada no sistema — evitando retrabalho e facilitando a conferência.


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