Uma das formas de lançar os valores referentes a um atendimento no sistema da GestãoDS é por meio do relatório “Todos os Atendimentos”, disponível no menu lateral esquerdo, dentro da opção Serviços.
Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para você realizar esse lançamento, seja você um(a) profissional da saúde ou membro da equipe operacional.
📍 Acesso ao lançamento
Após o atendimento estar finalizado, acesse:
Menu lateral esquerdo → Serviços → Todos Atendimentos.
Localize o atendimento desejado e clique no ícone do cifrão verde "$" na coluna "Ações". Isso abrirá a janela de Detalhes da transação, onde o pagamento poderá ser lançado. Acompanhe na animação a seguir:
🧾 Preenchendo os detalhes da transação
Ao clicar sobre o cifrão irá abrir a janela de Detalhes da transação, onde será possível lançar dos valores. Na seção Informações sobre o atendimento existem algumas informações a serem preenchidas:
As informações que deverão ser preenchidas em cada campo são:
Valor: será preenchido automaticamente com base nos serviços agendados, desde que tenham valores definidos nas configurações dos serviços. Caso contrário, o campo estará zerado e você deverá inserir o valor manualmente. Mesmo com o valor preenchido, é possível ajustá-lo conforme necessário;
Desconto (opcional): pode ser aplicado como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total de cada serviço do atendimento;
Observações (opcional): insira qualquer observação relevante sobre o pagamento;
Após preencher essas primeiras informações, será necessário preencher a forma de pagamento.
💰 Seção Pagamentos
Preencha as informações financeiras para concluir o lançamento:
Valor: preenchido automaticamente com o total dos serviços listados acima, já considerando o desconto (se aplicado). Você pode editar esse valor caso o pagamento não seja feito de forma integral ou se for necessário dividir entre diferentes formas de pagamento.
Método de pagamento: selecione a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cartão, pix, etc.);
Caixa: escolha o caixa que receberá o valor lançado;
Data do pagamento: será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade;
Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;
Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;
Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;
Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".
💳 Pagamento com mais de um método?
Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.
✅ Finalizando
Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.
Finalize clicando em "Salvar".
Ficou com alguma dúvida?
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