Passar para o conteúdo principal

Como lançar o pagamento de uma atendimento finalizado

Registre pagamentos após a finalização do atendimento, diretamente pelo relatório “Todos os Atendimentos”.

Atualizado essa semana

Uma das formas de lançar os valores referentes a um atendimento no sistema da GestãoDS é por meio do relatório “Todos os Atendimentos”, disponível no menu lateral esquerdo, dentro da opção Serviços.

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para você realizar esse lançamento, seja você um(a) profissional da saúde ou membro da equipe operacional.

📍 Acesso ao lançamento

Após o atendimento estar finalizado, acesse:
Menu lateral esquerdo → Serviços → Todos Atendimentos.

Localize o atendimento desejado e clique no ícone do cifrão verde "$" na coluna "Ações". Isso abrirá a janela de Detalhes da transação, onde o pagamento poderá ser lançado. Acompanhe na animação a seguir:


🧾 Preenchendo os detalhes da transação

Ao clicar sobre o cifrão irá abrir a janela de Detalhes da transação, onde será possível lançar dos valores. Na seção Informações sobre o atendimento existem algumas informações a serem preenchidas:


As informações que deverão ser preenchidas em cada campo são:

  • Valor: será preenchido automaticamente com base nos serviços agendados, desde que tenham valores definidos nas configurações dos serviços. Caso contrário, o campo estará zerado e você deverá inserir o valor manualmente. Mesmo com o valor preenchido, é possível ajustá-lo conforme necessário;

  • Desconto (opcional): pode ser aplicado como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total de cada serviço do atendimento;

  • Observações (opcional): insira qualquer observação relevante sobre o pagamento;

Após preencher essas primeiras informações, será necessário preencher a forma de pagamento.


💰 Seção Pagamentos

Preencha as informações financeiras para concluir o lançamento:

  1. Valor: preenchido automaticamente com o total dos serviços listados acima, já considerando o desconto (se aplicado). Você pode editar esse valor caso o pagamento não seja feito de forma integral ou se for necessário dividir entre diferentes formas de pagamento.

  2. Método de pagamento: selecione a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cartão, pix, etc.);

  3. Caixa: escolha o caixa que receberá o valor lançado;

  4. Data do pagamento: será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade;

  5. Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;

  6. Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;

  7. Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;

  8. Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".

💳 Pagamento com mais de um método?


Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.

✅ Finalizando

Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.

Finalize clicando em "Salvar".


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?