Além da confirmação automática de agendamentos através de e-mail e SMS, agora você poderá confirmar os agendamentos através do WhatsApp! O passo a passo é bem simples e mostraremos como você poderá configurar e utilizar a ferramenta neste artigo.
Configuração através do Acesso Operacional (Recepção) 👩💼
Como a configuração é específica para cada médico, será preciso configurar a partir da agenda de cada um dos profissionais.
Para isso, acesse Agenda, em seguida selecione agenda. Uma vez acessando a agenda, clique sobre “a engrenagem” o botão em laranja e desça a tela até encontrar “Configurar E-mail/SMS”. Acompanhe na animação abaixo.
Você irá visualizar a mensagem padrão para a confirmação de agendamento através da aba "WhatsApp". Se desejar alterar esta mensagem, utilize as variáveis do sistema para automatizar o preenchimento de informações como o nome, tipo de agendamento e data de atendimento.
Você ainda definirá, por onde será enviada a mensagem, se é pelo "WhatsApp Desktop", instalado no computador, ou pelo "WhatsApp Web" no navegador.
Você pode ainda editar a mensagem de confirmação de agendamento, ou editar a mensagem de lembrete da Telemedicina, ao selecionar uma dessas opções será possível configurar a mensagem direto na conversa, antes de enviá-la.
Obs.: Importante que o link para confirmação e cancelamento sejam mantidos, você poderá ajustar seu posicionamento através das variáveis também. Após, basta salvar suas alterações.
Utilizando a confirmação via WhatsApp 💬
Para enviar a confirmação através do WhatsApp, o paciente precisará ter o campo de "celular" preenchido em seu cadastro. Em seguida, abra a agenda e clique sobre o agendamento que deseja confirmar e defina “Enviar lembrete via WhatsApp”. Acompanhe na animação a seguir.
Após clicar neste botão, o sistema irá abrir uma nova aba em seu navegador para o WhatsApp Web solicitando a leitura do QR Code. Para finalizar o envio, basta seguir as instruções da página. Se o WhatsApp Web já estiver habilitado em seu navegador, será preciso apenas confirmar o envio da mensagem.
Pelo WhatsApp Desktop a confirmação será parecida com o processo pela Web, porém é o próprio programa que irá abrir em vez de uma nova aba. É importante que o programa esteja aberto no Desktop.
O paciente poderá confirmar ou cancelar clicando no respectivo link, após selecionar irá abrir uma nova página para confirmar sua ação, então terá a mensagem de que foi realizada com sucesso, em seguida a informação será atualizada em sua agenda no GestãoDS.
Em caso de cancelamento, será possível visualizar a informação na agenda: cancelado via WhatsApp.
O passo a passo para configuração destes envios através do usuário médico é um pouco diferente e você poderá verificar no artigo:
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!