Passar para o conteúdo principal

Lançando valores através da tela de atendimento.

Registre o pagamento diretamente no prontuário do paciente

Atualizado essa semana

No software da GestãoDS, você pode lançar os valores dos atendimentos de três maneiras:

  • Pela agenda

  • Pela tela de atendimento (exclusiva para usuários médicos)

  • Pelo relatório de serviços (Todos os Atendimentos)

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para lançar o valor diretamente na tela de atendimento, enquanto preenche o prontuário.


⚙️ Ativando a opção de lançar pagamentos nos atendimentos

Para que o(a) profissional da saúde possa lançar os valores diretamente durante o atendimento, é necessário ativar essa opção nas configurações do sistema.

Essa configuração permite que, ao preencher o prontuário, o(a) profissional tenha acesso à aba Financeiro, podendo registrar o pagamento do atendimento.

Veja a seguir como ativar:

  1. Acesse as Configurações no menu superior, representado pelo ícone de engrenagem.

  2. Selecione a opção Configurações da Clínica.

  3. Na nova tela, clique no botão "Configuração geral".

  4. Marque a caixa de seleção “Lançar pagamentos nos atendimentos”.

  5. Clique em Salvar para registrar a alteração.

Pronto! Com essa opção ativa, os usuários médicos poderão lançar os valores diretamente pela tela de atendimento, otimizando o processo.

🩺 Lançamento pelo prontuário (usuário médico)

Com a funcionalidade ativa, o(a) profissional da saúde pode lançar os valores diretamente durante o atendimento, sem precisar acessar outras áreas do sistema.


Abra o atendimento do paciente e vá até a aba Financeiro.

Na seção Informações sobre o atendimento existem algumas informações a serem preenchidas:

  • Data do lançamento: será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade;

  • Valor: será preenchido automaticamente com base nos serviços agendados, desde que tenham valores definidos nas configurações dos serviços. Caso contrário, o campo estará zerado e você deverá inserir o valor manualmente. Mesmo com o valor preenchido, é possível ajustá-lo conforme necessário;

  • Desconto (opcional): pode ser aplicado como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total de cada serviço do atendimento;

  • Observações (opcional): insira qualquer observação relevante sobre o pagamento;

Após preencher essas primeiras informações, será necessário preencher a forma de pagamento para concluir o lançamento:

  1. Valor: preenchido automaticamente com o total dos serviços listados acima, já considerando o desconto (se aplicado). Você pode editar esse valor caso o pagamento não seja feito de forma integral ou se for necessário dividir entre diferentes formas de pagamento.

  2. Método de pagamento: selecione a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cartão, pix, etc.);

  3. Caixa: escolha o caixa que receberá o valor lançado;

  4. Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos;

  5. Data do pagamento: será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade;

  6. Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento e se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações;

  7. Status pago marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;

  8. Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".

💳 Pagamento com mais de um método?


Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.

Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.

Finalize clicando em "Salvar" na aba Financeiro.

⚠️ Atenção: Para salvar as informações do pagamento, clique em "Salvar" dentro da aba Financeiro.


Não clique em "Salvar dados" ou "Finalizar" antes disso, pois isso fará com que as informações preenchidas no pagamento sejam perdidas.

❓ A recepção pode lançar o valor com o atendimento ainda em aberto?

Sim, a recepção pode lançar o pagamento mesmo que o atendimento ainda esteja em aberto. Mas é importante estar atenta(o) a algumas regras de funcionamento:

  1. Pagamento antes do atendimento ser iniciado
    Se algum usuário informar o pagamento antes do(a) profissional da saúde iniciar o atendimento, esse valor será exibido normalmente na aba Financeiro do prontuário. O(a) profissional poderá visualizar e editar as informações de pagamento, se necessário.

  2. Pagamento informado pela recepção após o atendimento ter sido iniciado
    Se o(a) profissional iniciar o atendimento e, depois disso, a recepção lançar o pagamento pelo agendamento, o(a) profissional não conseguirá mais editar ou salvar informações na aba Financeiro.

    Ao tentar salvar, será exibido o aviso:

    ⚠️ "Erro: Atendimento já teve seu pagamento informado."

  3. Pagamento salvo pelo(a) profissional na aba Financeiro
    Quando o(a) profissional lança e salva um valor durante o atendimento, esse valor fica visível para a recepção ao clicar em "Informar pagamento" no agendamento, mesmo que o atendimento ainda não tenha sido finalizado.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?