Todas as coleções
Financeiro (Versão Atual)
Lançamentos
Lançando valores através da tela de atendimento.
Lançando valores através da tela de atendimento.

Lance valores financeiros a partir do prontuário

Atualizado há mais de uma semana

Dentro do GestãoDS há três formas de lançar os valores dos atendimentos: a partir da agenda; a partir da tela de atendimento, opção exclusiva para usuários médicos; através de serviços para ambos. Neste artigo vamos abordar o lançamento através da tela de atendimento.


Lançando através da tela de atendimento.

Para fazer este lançamento através do usuário médico, primeiramente, você selecionará a opção de lançar valores durante o atendimento. Acompanhe a animação abaixo:


Ao abrir o atendimento do paciente e selecionar a aba financeiro e em seguida "Financeiro", como indicado abaixo:

Após basta clicar em editar pagamento. Ao clicar irá abrir os campos para preencher as informações de pagamento. Estes campos são:

  • Valor: Nesse campo defina o valor pago pelo paciente

  • Método de pagamento: como o paciente irá pagar este atendimento (exemplos: dinheiro, cartão de crédito, convênio, etc.);

  • Caixa: seleciona-se em qual caixa cadastrado vai entrar a receita deste atendimento;

  • Data de pagamento: a data que o pagamento será efetivamente recebido;

  • Código NSU: Esse número é gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal. Através deste número de transação é possível manter o controle de conciliação de todos os eventos referente às vendas, como baixa do cartão, estorno, cancelamentos, etc.;

  • Pago: Basta marcar esse campo, para definir como pago a transação;

No botão verde de “+pagamento” é possível adicionar mais de uma forma de pagamento no mesmo lançamento.

Se você deseja salvar o lançamento feito, mas ainda adicionará mais informações no prontuário, é só clicar em “Salvar Dados”. Ou se você já finalizou todo atendimento e deseja finalizá-lo também basta clicar em “Finalizar”.


Com o atendimento em aberto, a recepção conseguirá lançar o valor financeiro?

Após iniciar o atendimento para um paciente, o padrão do sistema é não permitir que o usuário da recepção lance valores pela agenda, sendo necessário aguardar a finalização do prontuário no sistema para lançar pela tela de Serviços.

De qualquer forma, é possível liberar uma permissão para a recepção lançar o valor mesmo com o atendimento em aberto. Essa permissão desativa a possibilidade de o usuário médico lançar o valor pelo atendimento, conforme descrito acima, porém irá liberar a recepção de lançar por mais tempo.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?