Como cadastrar formas de pagamento

Como cadastrar o seu método/forma de pagamento dentro do GestãoDS

Atualizado há mais de uma semana

Após cadastrar o caixa para o registro das transações, o próximo passo é cadastrar as formas de pagamento. Determinaremos no sistema de que formas receberemos os valores dos pacientes e também como são feitos os pagamentos de despesas na clínica.


Acessando o caminho da forma de pagamento

As formas de pagamento mais comuns são dinheiro, boleto, cartão de débito e cartão de crédito. Se você aceita outras formas de pagamento também é possível cadastrá-las na plataforma. Para cadastrar clicamos em Financeiro > Formas de Pagamento no menu de navegação lateral e após em “+Forma de Pagamento".


Preenchendo a sua forma de pagamento

Na página de registro da forma de pagamento encontramos os campos de preenchimento obrigatório de Descrição, Caixa Padrão, Prazo para recebimento e Tipo de pagamento, explicitados a seguir.

  • Descrição: Como os usuários identificarão a forma de pagamento. Por exemplo: dinheiro, cartão de crédito, etc;

  • Caixa Padrão: Qual o caixa que virá como padrão na hora de lançar o valor no sistema, podendo ser alterado na hora do lançamento;

  • Prazo para recebimento: Em quantos dias a clínica receberá este valor. Preenchendo com 0 dias representa recebimento no ato e com 30 dias representa recebimento após 30 dias, por exemplo;

  • Tipo de pagamento: Selecionamos se será à vista ou parcelado;

  • Porcentagem retida na fonte: Caso essa forma de pagamento tenha alguma taxa, esse campo deverá ser preenchido, ela é mais comuns para pagamentos de cartão de crédito ou débito:

Caso você selecione o tipo de pagamento parcelado, haverão dois campos a mais para serem preenchidos:

  • Dias intervalo entre parcelas: Qual o intervalo de recebimento entre as parcelas, para a maioria das formas de pagamento, deverá ser preenchida com 30, representando o intervalo de 30 dias entre as parcelas;

  • + Parcela: Caso você queira disponibilizar mais de uma parcela, bastará clicar no botão para adicionar ela:

Na imagem a seguir um exemplo do cadastro da forma de pagamento em dinheiro.

Após preenchimento dos campos é só clicar em “Salvar Forma de Pagamento” e repetir os passos para cadastrar novas formas de pagamento. A seguir um exemplo de pagamento em cartão de crédito:


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?