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Como inserir exames e arquivos ao prontuário

Registre resultados e documentos importantes no histórico do(a) paciente

Atualizado há mais de 2 semanas

Durante o acompanhamento clínico, é comum que exames e documentos precisem ser vinculados ao prontuário do(a) paciente.

Neste passo a passo, vamos mostrar as diferentes formas de anexar arquivos ao sistema da GestãoDS — seja em um atendimento finalizado, em um atendimento de exame ou como arquivo avulso.

✅ Vinculando arquivos a um atendimento finalizado

Se o arquivo se refere a um atendimento já realizado:

  1. Acesse no menu lateral esquerdo Pacientes > Todos Pacientes;

  2. Pesquise o nome do(a) paciente e clique sobre ele(a);

  3. Role a tela até a lista de atendimentos finalizados;

  4. Clique no botão "Observação" do atendimento desejado;

  5. Escreva uma observação (campo obrigatório);

  6. Anexe o exame ou arquivo — pode arrastar o documento ou selecionar do computador;

  7. Clique em "Salvar".

⚠️Importante: assim como o prontuário, as observações não podem ser editadas ou excluídas após o salvamento. Certifique-se de que está tudo certo antes de finalizar.

🩺 O(a) paciente ainda não possui atendimentos?

Sem problema! Você pode registrar o exame como um novo atendimento específico para isso.

  1. Acesse no menu lateral esquerdo Pacientes > Todos Pacientes;

  2. Clique sobre o nome do(a) paciente;

  3. No histórico, clique em "Novo Atendimento" e selecione o tipo Exame;

  4. Insira as informações e anexe os arquivos necessários;

  5. Finalize o atendimento.

Essa opção é ideal para pacientes que trazem exames na primeira consulta ou que desejam apenas registrar os resultados no sistema.

Na tela de atendimento você poderá vincular as imagens e informações necessárias.

⚠️Importante: como será registrado um prontuário de exame, não será possível editar ou excluir informações inseridas desta forma. Certifique-se de que está no cadastro correto e inserindo as informações corretas.

📂 Vinculando arquivos como registros avulsos

Se você não deseja criar um prontuário ou atendimento, pode anexar os arquivos diretamente no histórico:

  1. Acesse o histórico do(a) paciente (pela agenda ou pelo menu Pacientes);

  2. Vá até a aba "Arquivos";

  3. Clique em "Adicionar arquivos" na seção "Arquivos avulsos";

  4. Defina quem poderá visualizar os arquivos (importante!);

  5. Clique em Selecionar arquivos;

  6. Escolha os arquivos a serem anexados (imagens, PDFs, fotos de exames etc.);

  7. Clique em "Enviar arquivos".

Com essas possibilidades, você garante que todos os dados e documentos importantes estejam sempre organizados e acessíveis no sistema!


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