Todas as coleções
Prescrições
Assinatura Digital
Como gerar prescrições com assinatura digital? (Memed)
Como gerar prescrições com assinatura digital? (Memed)

Como integrar e utilizar o certificado digital na assinatura da prescrição gerada através da integração com o Memed.

Atualizado há mais de uma semana

Através do GestãoDS você consegue assinar suas prescrições e pedidos de exame digitalmente através de nossa ferramenta parceira, o Memed. Para assinar digitalmente a partir do Memed você pode utilizar qualquer certificado digital e-CPF A1 ou A3 válido pelo ICP-Brasil e que possa ser lido em seu computador (seja através de leitora, instalado ou em nuvem).

Para assinar digitalmente sua prescrição será necessário, primeiramente, abrir o Memed e inserir os produtos ou medicamentos. Após, basta marcar a caixinha referente a "Assinatura Digital", onde o Memed oferecerá 5 opções:

  • A1 / A3 instalados: certificados digitais válidos, disponíveis para utilização, sendo o A1, arquivo instalado no computador, ou A3, mídia física conectada no computador (cartão com chip e leitora, ou token);

  • BirdID: certificação Digital do tipo A3 em nuvem, disponível a partir da Soluti;

  • Remote ID: certificado digital do tipo A3 em nuvem, disponível a partir da CertiSygn;

  • ViDaaS: certificado digital A3 em nuvem;

  • SafeID: certificado digital A3 em nuvem disponível a partir da Safeweb.


A1 / A3 Instalados

Selecionando o A1/A3 instalados em seu computador, o Memed irá pedir para você instalar o WebPKI, leitor de certificado digital para ser possível ler o que está disponível em seu computador e então possibilitar a assinatura.

Se você ainda não instalou a aplicação Web PKI, basta clicar em “Clique aqui para instalar” que ele irá redirecionar para a página de download.

Após clicar em “Adicionar Web PKI na Chrome Store” ele irá abrir a janela do próprio Chrome Store e você determinará “Usar no Chrome”:

Em seguida, o navegador irá solicitar a permissão para incluir a extensão, basta confirmar:

Se seu navegador estiver atualizado, o Chrome irá baixar e instalar deixando a aplicação disponível para utilização. Do contrário, será preciso abrir o download e executar a ferramenta para concluir a instalação.


Voltando ao Memed, haverá o botão “Após Instalar Clique Aqui”, referente a ferramenta do Web PKI. Atualizando, ele irá disponibilizar os certificados instalados em sua máquina para ser possível escolher o que deseja utilizar para assinar:


Abaixo alguns pontos/observações retiradas do site do Memed. Para mais informações sobre as mesmas, clique aqui:

  • Cada certificadora irá realizar a finalização da receita de uma forma, ao clicar em “enviar e emitir” poderá ser solicitado um token, pin ou autenticação em QR Code da própria certificadora para a plataforma conseguir gerar a assinatura e enviar a receita para o paciente;

  • Se seu certificado é A3, verifique se ele está devidamente instalado ou, em alguns casos, plugado no computador:

  • Mesmo certificados em nuvem devem estar instalados no computador para possibilitar a integração.


Após assinar digitalmente, como meu paciente receberá a prescrição?

Ele irá receber por SMS, possuindo o token e código de barras que permitirá a dispensação pelas farmácias aptas para aceitar este tipo de receita. Clicando no botão abaixo você poderá verificar quais farmácias aceitam este tipo de receita:

Fluxo de dispensação na farmácia:

⚠️ Se você utiliza o SafeID para assinatura de seu prontuário, porém seu computador é da marca Apple (Macbook, iMac, Mac Mini, Mac Pro), não será possível utilizar a certificação para assinar sua prescrição digital — nestes casos sugerimos a BirdID.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?