Passar para o conteúdo principal

Como emitir um recibo

Emitindo recibos pelo software da GestãoDS

Atualizado há mais de 2 semanas

No software da GestãoDS, é possível emitir recibos referentes a receitas vinculadas a pacientes — mas, para isso, alguns passos são necessários antes da emissão.

✅ Pré-requisitos para emissão do recibo

Antes de emitir o recibo, certifique-se de que:

  1. O pagamento do valor total do atendimento foi informado no sistema.
    Indicamos que o pagamento seja informado pelo agendamento, pela tela do prontuário de atendimento ou pela tela de serviços, no Relatório de Todos os Atendimentos.

  2. O pagamento está vinculado a um paciente, caso seja uma receita avulsa.

  3. O pagamento está marcado como “pago” para o valor total da receita.
    Apenas transações com status de pagamento do valor total confirmado podem gerar recibo.

🧾 Emitindo o recibo

Com os pré-requisitos cumpridos, siga o passo a passo:

  1. Acesse Financeiro > Transações, no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Ao encontrar o lançamento, clique na descrição da transação (em azul).

  4. Em detalhes da transação — clique em Emitir Recibo.

  5. Caso queira, altere a data do recibo. Se não for necessário, apenas clique em Emitir Recibo, botão localizado abaixo do campo de data.

  6. Em seguida, você verá a opção para imprimir ou reemitir o recibo, na mesma tela.

Acompanhe esse processo na animação a seguir:

💡Dica! O filtro de período pode auxiliar você a encontrar a transação desejada com mais facilidade. Você também podo selecionar se o filtro será por Data de Vencimento ou Data de Emissão.

❓ Não está aparecendo a opção de emitir recibo?

Se a opção de emitir recibo não estiver aparecendo para uma transação, verifique os dois pontos a seguir. Eles são requisitos obrigatórios para que a funcionalidade fique disponível:

📌 A transação precisa estar marcada como “Paga”

O software da GestãoDS só permite a emissão de recibos para transações cujo pagamento total já foi confirmado. Se você não confirmou que o pagamento já ocorreu, a opção de recibo não será exibida.

Veja como alterar o status da transação para "Pago":

  1. Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Clique na descrição da transação (em azul).

  4. Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.

  5. No campo Pagamentos, selecione a opção "Pago".

  6. Clique em Salvar.

⚠️ Atenção: Pagamentos parcelados só permitirão gerar recibo quando todas as parcelas estiverem com status "Pago".

Pronto! Agora a transação estará com o pagamento confirmado e a opção de emitir recibo estará disponível.

👤 A transação precisa estar vinculada a um(a) paciente

Outro requisito para a emissão de recibo é que a transação esteja vinculada a um atendimento ou então a uma receita avulsa com paciente identificado.

Quando o lançamento é feito diretamente em Financeiro > Transações > +Receita, e o(a) paciente não é informado(a), o recibo não pode ser gerado.

Se você registrou a transação sem informar o(a) paciente, ainda é possível editar:

  1. Acesse Financeiro > Transações no menu lateral.

  2. Aplique os filtros necessários para localizar a transação.

  3. Clique na descrição da transação (em azul).

  4. Na tela de Detalhes da transação, clique em Editar.

  5. No campo Paciente, informe quem realizou o pagamento.

  6. No campo Prestador, selecione o(a) profissional responsável.

  7. Verifique se o Status de pagamento está marcado como “Pago”.

  8. Clique em Salvar.

Pronto! Com essas informações preenchidas, o sistema permitirá emitir o recibo da transação.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?