Uma das formas de lançar os valores referentes a atendimentos já finalizados no sistema da GestãoDS é por meio do relatório “Todos Atendimentos”, disponível no menu lateral esquerdo, dentro da opção Serviços.
Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para você realizar esse lançamento, seja você um(a) profissional da saúde ou membro da equipe operacional.
📍 Acesso ao lançamento
Após o atendimento estar finalizado, acesse Serviços no menu lateral esquerdo > Todos Atendimentos.
Localize o atendimento desejado e clique no ícone do cifrão verde "$" na coluna "Ações". Isso abrirá a janela de Pagamento, onde o pagamento poderá ser lançado. Acompanhe na animação a seguir:
🧾 Preenchendo os detalhes da transação
Após acessar a funcionalidade, a tela de lançamento será exibida. Você encontrará alguns campos a serem preenchidos, acompanhe abaixo como preencher cada campo corretamente.
Nas informações gerais, preencha:
Valor (R$): informe o valor total do atendimento.
Desconto ou Acréscimo (opcional): caso queira aplicar um desconto ou acréscimo ao valor total, selecione a opção desejada.
Valor do desconto ou do acréscimo (opcional): preencha o campo com o valor que deseja aplicar de desconto ou de acréscimo.
% ou R$ (opcional): pode ser aplicado um desconto ou acréscimo como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total. Selecione a opção desejada.
Observações (opcional): utilize esse campo para registrar qualquer informação adicional sobre a transação, que possa ser útil para o controle financeiro.
🎟️ Observação importante sobre pagamentos isentos
Sempre que um atendimento for realizado sem cobrança — como em casos de cortesia, permuta ou benefício — é essencial registrar o pagamento e marcar a opção Isento. Assim, o sistema entende que não há pendência financeira e você mantém o controle completo das movimentações da clínica, sem deixar o pagamento em aberto.
Na seção de Pagamentos, preencha:
Valor (R$): informe o valor que será pago com o método de pagamento que será informado.
Método de pagamento: escolha como o valor será recebido (dinheiro, cartão, Pix, etc.).
Caixa: selecione o caixa no qual a receita será lançada.
Data de vencimento: indique o ultimo dia para pagamento sem juros. A data será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade.
Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos.
Desconto ou Acréscimo (opcional): caso queira aplicar um desconto ou acréscimo ao valor do método de pagamento, selecione a opção desejada.
Valor do desconto ou do acréscimo (opcional): preencha o campo com o valor que deseja aplicar de desconto ou de acréscimo ao valor do método de pagamento.
% ou R$ (opcional): pode ser aplicado um desconto ou acréscimo como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor do método. Selecione a opção desejada.
Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento. Esse campo só será mostrado se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações.
Status pago: marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;
Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Você também poderá aplicar descontos e acréscimo em cada uma das parcelas, de forma individual. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".
💳 Pagamento com mais de um método?
Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.
✅ Finalizando
Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.
Finalize clicando em "Salvar".
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!








