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Como lançar o pagamento de um atendimento finalizado

Registre pagamentos após a finalização do atendimento, diretamente pelo relatório “Todos os Atendimentos”

Atualizado há mais de 2 semanas

Uma das formas de lançar os valores referentes a atendimentos já finalizados no sistema da GestãoDS é por meio do relatório “Todos Atendimentos”, disponível no menu lateral esquerdo, dentro da opção Serviços.

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para você realizar esse lançamento, seja você um(a) profissional da saúde ou membro da equipe operacional.

📍 Acesso ao lançamento

Após o atendimento estar finalizado, acesse Serviços no menu lateral esquerdo > Todos Atendimentos.

Localize o atendimento desejado e clique no ícone do cifrão verde "$" na coluna "Ações". Isso abrirá a janela de Pagamento, onde o pagamento poderá ser lançado. Acompanhe na animação a seguir:


🧾 Preenchendo os detalhes da transação

Após acessar a funcionalidade, a tela de lançamento será exibida. Você encontrará alguns campos a serem preenchidos, acompanhe abaixo como preencher cada campo corretamente.

Nas informações gerais, preencha:

  1. Valor (R$): informe o valor total do atendimento.

  2. Desconto ou Acréscimo (opcional): caso queira aplicar um desconto ou acréscimo ao valor total, selecione a opção desejada.

  3. Valor do desconto ou do acréscimo (opcional): preencha o campo com o valor que deseja aplicar de desconto ou de acréscimo.

  4. % ou R$ (opcional): pode ser aplicado um desconto ou acréscimo como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor total. Selecione a opção desejada.

  5. Observações (opcional): utilize esse campo para registrar qualquer informação adicional sobre a transação, que possa ser útil para o controle financeiro.

🎟️ Observação importante sobre pagamentos isentos


Sempre que um atendimento for realizado sem cobrança — como em casos de cortesia, permuta ou benefício — é essencial registrar o pagamento e marcar a opção Isento. Assim, o sistema entende que não há pendência financeira e você mantém o controle completo das movimentações da clínica, sem deixar o pagamento em aberto.

Na seção de Pagamentos, preencha:

  1. Valor (R$): informe o valor que será pago com o método de pagamento que será informado.

  2. Método de pagamento: escolha como o valor será recebido (dinheiro, cartão, Pix, etc.).

  3. Caixa: selecione o caixa no qual a receita será lançada.

  4. Data de vencimento: indique o ultimo dia para pagamento sem juros. A data será preenchida automaticamente com a data atual, mas pode ser ajustada conforme a necessidade.

  5. Código NSU (opcional): o Número Sequencial Único (NSU) é um código numérico gerado pelo Ambiente Nacional da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para identificar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), uma Carta de Correção eletrônica (CC-e), um Evento da NF-e, ou mesmo um conjunto desses arquivos.

  6. Desconto ou Acréscimo (opcional): caso queira aplicar um desconto ou acréscimo ao valor do método de pagamento, selecione a opção desejada.

  7. Valor do desconto ou do acréscimo (opcional): preencha o campo com o valor que deseja aplicar de desconto ou de acréscimo ao valor do método de pagamento.

  8. % ou R$ (opcional): pode ser aplicado um desconto ou acréscimo como um valor fixo (R$) ou uma porcentagem (%) sobre o valor do método. Selecione a opção desejada.

  9. Quantidade de parcelas: preencha se houver parcelamento. Esse campo só será mostrado se o método de pagamento escolhido permitir essa opção nas configurações.

  10. Status pago: marque essa opção caso o pagamento já tenha sido realizado;

  11. Parcelas (quando houver): confira os valores e datas de vencimento de cada parcela. Você também poderá aplicar descontos e acréscimo em cada uma das parcelas, de forma individual. Caso o pagamento de alguma das parcelas já tenha sido realizado, marque o status como "Pago".

💳 Pagamento com mais de um método?


Se o paciente desejar pagar com mais de um método de pagamento, use o botão "+ Adicionar forma de pagamento" para registrar múltiplas formas em um único lançamento.

✅ Finalizando

Você também pode anexar arquivos, como recibos ou comprovantes de pagamento, à transação.

Finalize clicando em "Salvar".


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