Passar para o conteúdo principal

Transcrição de atendimentos com Inteligência Artificial

Neste artigo, apresentamos todo o passo a passo para você utilizar nossa IA para transcrever os seus atendimentos.  

Atualizado essa semana

🧠 Como usar a IA de transcrição nos atendimentos

A funcionalidade de transcrição por Inteligência Artificial (IA) fica disponível dentro do prontuário. Para utilizar a ferramenta, é necessário iniciar um atendimento. Com o prontuário do paciente aberto, você observará o botão “Iniciar registro com IA”, conforme a imagem abaixo.

Antes de clicar no botão para a IA entrar em ação é importante revisar algumas configurações do seu computador/notebook. Essa ação é fundamental para garantir a qualidade da transcrição feita pela Inteligência Artificial.

Nos três pontos, ao lado do botão de "Iniciar registro com IA", é possível configurar o microfone que fará a captura do áudio do atendimento. Se você utiliza o microfone padrão do seu computador/notebook, recomendamos marcar a opção "Comunicações - Grupo de microfones". Confira a animação desse passo a passo abaixo 👇

Se você possui um microfone próprio, conectado ao seu computador, o mesmo estará disponível para seleção nas configurações de escolha do microfone (animação acima). Depois de configurar o microfone, é importante verificar se o seu navegador possui a permissão para acessar o microfone. Se essa opção estiver desativada, ative antes de iniciar o atendimento com a IA.

Depois de revisar as configurações do microfone, você pode iniciar o atendimento com a Inteligência Artificial. Neste momento, é fundamental reforçar que a nossa IA não armazena o áudio da consulta. Para começar o registro do seu atendimento, clique sobre o botão "Iniciar registro com IA", disponível dentro do prontuário do paciente.

Ao iniciar o uso da IA, você pode "pausar" a gravação e retomar clicando sobre o botão "Iniciar registro com IA". Depois de passar todas as orientações para o paciente, clique no botão "Finalizar registro".

Neste momento, a Inteligência Artificial vai começar a transcrever o seu atendimento (imagem abaixo). Enquanto este processo estiver ocorrendo, você não deve finalizar o atendimento ou sair do prontuário do paciente. Além disso, recomendamos não atualizar a página (F5), essa ação pode comprometer o registro da transcrição do atendimento.

Com a finalização do atendimento, a IA vai apresentar duas opções de registro: a transcrição estruturada do atendimento (no formato de anamnese) e a transcrição completa (texto corrido). Escolha qual opção você deseja salvar no prontuário e revise todas as informações. Lembre-se que após finalizar o atendimento, não é possível realizar edições no prontuário.

👉 Assista ao vídeo abaixo e confira como utilizar a Inteligência Artificial de transcrição do prontuário.


🎙️Envio de áudio para a IA da plataforma transcrever

Ao adquirir a nossa funcionalidade de transcrição por IA, você vai ter a opção de enviar um áudio gravado externamente. Essa possibilidade pode ser útil quando o seu computador estiver com problemas para a captação de áudio ou até mesmo quando a sua conexão com a internet estiver instável.

Para utilizar essa possibilidade, você terá que ativar a opção em nossa plataforma. Então clique no ícone de "Configurações" ➡️ "Integrações" e procure por "Inteligência Artificial" e clique no botão "Ver mais". Na nova tela, ative a opção "Permitir a transcrição de áudios gravados externamente". Confira o passo a passo na animação abaixo. 👇

Com a opção ativada, dentro do prontuário do paciente, você observará um novo botão ao lado de "Iniciar Registro com IA".

Para enviar o áudio de um atendimento, clique sobre o botão com o ícone de flecha e logo depois selecione o arquivo e clique no botão "Transcrever".

⚠️ O áudio enviado para a nossa plataforma não é armazenado. Após a Inteligência Artificial transcrever o atendimento o arquivo é excluído.

A partir daqui o passo a passo de uso é o mesmo apresentado acima: a IA vai compartilhar duas opções de transcrição, estruturada e completa do atendimento, e você deve revisar antes de salvar no prontuário do paciente.


🤓 Dicas para você aproveitar ao máximo a funcionalidade

☑️ Antes de iniciar o atendimento, lembre-se de revisar as configurações do seu microfone e a permissão de acesso do seu navegador;

☑️ Tenha cuidado com o barulho ou conversas externas, esses ruídos podem impactar a qualidade da transcrição do atendimento;

☑️ Lembre-se que a IA está escutando o seu atendimento, então evite falar ao mesmo tempo que o paciente;

☑️ Não atualize a página do prontuário (F5) enquanto a IA transcreve o atendimento. Você pode perder o registro da Inteligência Artificial com essa ação;

☑️ Observe se a sua conexão com a internet é estável antes de utilizar a funcionalidade;

☑️ Durante o atendimento com IA, é importante que o seu dispositivo: não fique com a tela bloqueada e não entre no modo "hibernar" ou "suspender".

☑️ Para garantir o processamento correto do áudio pela IA, desative os aplicativos ou extensões do navegador do seu computador que bloqueiam anúncios (Ad blockers).


Confira também 👇

  • Como utilizar a Inteligência Artificial para preencher automaticamente a tabela de exames: acesse o artigo

  • Os treinamentos em vídeo das funcionalidades com Inteligência Artificial em nosso Portal de Educação: clique aqui

Respondeu à sua pergunta?