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Grave e transcreva atendimentos com IA no prontuário da GestãoDS

Aprenda como gravar ou enviar áudios de atendimentos e gerar o prontuário automaticamente com a ajuda da Inteligência Artificial.

Atualizado essa semana

📌 1. Quando usar a transcrição por IA no prontuário

A transcrição por IA é ideal para quem deseja registrar o atendimento com mais agilidade e sem perder nenhum detalhe.

Você pode usar essa funcionalidade para gravar o atendimento, deixando a IA organizar tudo em formato de texto ao final. Também é possível subir uma gravação feita previamente por outro dispositivo para que a IA faça a transcrição do áudio.

Ela funciona bem tanto em atendimentos presenciais quanto online.

🎤 2. Como gravar o atendimento direto pelo sistema

Gravar o áudio do atendimento diretamente pelo prontuário é simples e prático. Veja o passo a passo completo:

  1. Acesse o prontuário do paciente normalmente. Na parte superior do prontuário, você verá a seção “Assistente de IA”, como na imagem abaixo:

  2. Pressione o botão Iniciar Registro. Você deverá permitir o uso do microfone no seu navegador, para que a gravação ocorra:

  3. Fale normalmente durante o atendimento. Caso precise, use o botão vermelho, mostrado na imagem abaixo, para pausar a gravação temporariamente. Para continuar com a gravação, clique em Retomar.

  4. Quando finalizar, clique em Finalizar Registro.

  5. Aguarde o processamento da IA. Em instantes, o conteúdo transcrito aparecerá na tela.

  6. Assim que a transcrição estiver pronta, você verá duas opções:

    Transcrição estruturada, com as informações organizadas por tópicos clínicos.

    Transcrição completa, com o conteúdo na íntegra.

  7. Revise o conteúdo e faça os ajustes na opção que desejar transcrever.

  8. Clique em Salvar no prontuário para transferir os dados para o campo Transcrição por Doctor Assistant AI (no topo do prontuário).

  9. Se quiser, preencha outros campos do seu modelo de prontuário – eles estarão disponíveis logo abaixo da transcrição.

  10. Para finalizar o atendimento, clique em Finalizar.

Para utilizar a Transcrição com IA durante atendimentos por Telemedicina, primeiro acesse a chamada normalmente, só após inicie a gravação do áudio para que a transcrição seja realizada.

Importante: o usuário médico só conseguirá ativar a transcrição se acessar a Tele consulta pelo computador.

🚨 Apareceu a mensagem "Informações integradas, finalizando..."?

Essa mensagem pode aparecer quando a transcrição está sendo processada em segundo plano. Caso ela permaneça por muito tempo na tela você pode fazer os seguintes passos:

  1. No prontuário do paciente, atualize a página pressionando F5 no seu teclado.

  2. O botão "Transcrição anterior" será exibido.

  3. Clique nele para acessar a Transcrição, revisar, editar, se necessário.

  4. Por fim, clique em Salvar no prontuário, como explicado acima.

⚠️ Atenção!

NÃO finalize o atendimento do paciente antes de seguir os passos acima.
Após finalizar o prontuário, não será mais possível acessar a transcrição anterior — e as informações poderão ser perdidas permanentemente.

📁 3. Como anexar um áudio gravado fora do sistema

Se você gravou o atendimento por outro dispositivo, também pode usar essa gravação.

🛠️Ativando a opção de Upload de áudios

Antes de anexar um áudio externo, é necessário ativar essa opção (apenas uma vez). Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu de configurações, no canto superior direito da tela (ícone de engrenagem).

  2. Clique em Integrações.

  3. Busque pela integração chamada Transcrição por IA: By Doctor Assistant.

  4. Ative a opção de envio de áudio gravado.

Após essa ativação, você poderá anexar gravações feitas fora do sistema sempre que desejar utilizar a transcrição por IA.

▶️ Enviando o áudio para transcrição

  1. Acesse o prontuário do paciente normalmente. Na parte superior do prontuário, você verá a seção “Assistente de IA”.

  2. Pressione o botão de “Upload”, indicado pelo ícone com a seta para cima, localizado ao lado do botão Iniciar Registro.

  3. Na nova tela, arraste e solte o arquivo de áudio ou então clique em “Clique aqui para enviar seu arquivo” para selecionar um arquivo do dispositivo que você estiver acessando o prontuário.

  4. Selecione o arquivo de áudio desejado (formatos aceitos: .mp3, .webm apenas áudio, .weba, .mp4 apenas áudio, .m4a e .ogg).

  5. Com o arquivo selecionado, clique em Transcrever. A IA iniciará o processamento e em instantes, o conteúdo transcrito aparecerá na tela.

  6. Assim que a transcrição estiver pronta, você verá as duas opções: Transcrição estruturada e Transcrição completa, da mesma forma que na transcrição dos atendimentos gravados diretamente no software.

  7. Revise o conteúdo e faça os ajustes na opção que desejar transcrever.

  8. Clique em Salvar no prontuário para transferir os dados para o campo Transcrição por Doctor Assistant AI (no topo do prontuário).

  9. Se quiser, preencha outros campos do seu modelo de prontuário – eles estarão disponíveis logo abaixo da transcrição.

  10. Para finalizar o atendimento, clique em Finalizar.

Atenção! A gravação de áudio envolve o registro de dados sensíveis, por isso, é fundamental garantir o consentimento do paciente antes de iniciar qualquer gravação.

A responsabilidade pela coleta e registro desse consentimento é do(a) profissional da saúde. É importante buscar informações sobre a forma correta de obter esse consentimento, de acordo com as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e realizar o registro adequado durante o atendimento.

Essa prática protege tanto o paciente quanto o profissional, garantindo segurança jurídica e respeito à privacidade.

📝 4. Revise a transcrição antes de salvar

Assim que a transcrição for concluída, você poderá escolher entre dois formatos de visualização:

Transcrição Estruturada

O conteúdo será organizado em seções clínicas, facilitando a leitura e a edição:

  • Informações do paciente: dados iniciais mencionados na conversa, como nome, idade, profissão ou outras informações relevantes.

  • Histórico do paciente: relatos sobre condições médicas, hábitos, alergias e medicações.

  • Subjetivo: queixas e percepções relatadas pelo(a) paciente durante o atendimento.

  • Objetivo: dados observados ou coletados diretamente pelo profissional, como sinais vitais ou exames.

  • Avaliação: hipóteses diagnósticas ou interpretações clínicas feitas com base nas informações coletadas.

  • Plano: condutas propostas, como exames solicitados, medicações prescritas ou orientações gerais.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Você pode revisar, editar ou complementar qualquer parte da transcrição antes de salvar. Informações que não estiverem relacionadas ao atendimento ou aos tópicos acima serão omitidas automaticamente nesse formato.

Transcrição Completa

Nesse formato, você verá o texto integral do áudio, com as falas transcritas na ordem original, sem segmentação por tópicos. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Essa visualização pode ser útil caso prefira fazer sua própria análise ou organização das informações. Você também poderá editar ou complementar qualquer parte da transcrição antes de salvar.

😲 5. Fechei minha transcrição sem salvar no prontuário. E agora?

Se você fechou a janela da transcrição antes de salvar as informações no prontuário, não se preocupe — é possível recuperá-la!

Veja como fazer:

  1. No prontuário do paciente, atualize a página do navegador pressionando a tecla F5 no seu teclado.

  2. Após a atualização, será exibido o botão "Transcrição anterior" na seção "Assistente de IA".

  3. Clique nesse botão para reabrir a transcrição.

  4. Revise, edite se necessário e clique em Salvar no prontuário para registrar as informações no prontuário.

⚠️ Atenção!

NÃO finalize o atendimento do paciente antes de seguir os passos acima.
Após finalizar o prontuário, não será mais possível acessar a transcrição anterior — e as informações poderão ser perdidas permanentemente.

🎧 6. Dicas para uma boa gravação

Para garantir uma transcrição precisa, siga essas orientações:

  • Use um local silencioso, evitando ruídos de fundo.

  • Fale com clareza e em volume adequado.

  • Evite falar ao mesmo tempo que o(a) paciente.

  • Se possível, utilize um microfone externo ou fones com microfone embutido.

💼 Essa funcionalidade está disponível em quais planos?

A transcrição de atendimentos com Inteligência Artificial é uma funcionalidade adicional e não faz parte dos planos padrão da GestãoDS.

Ela pode ser contratada por qualquer profissional da saúde com perfil de usuário médico, independentemente do plano atual da clínica.

Participe do teste gratuito!

Para utilizar, você precisará aceitar os termos de uso, antes de iniciar a primeira transcrição. Após o período de teste, você poderá optar por contratar ou não a funcionalidade.

Ainda com dúvidas?

Se precisar de ajuda, nosso time de suporte está disponível para te orientar. Entre em contato através do ícone de conversa no canto inferior esquerdo do software!

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