Passar para o conteúdo principal

Medicamento manipulado pela Mevo

Aprenda a fazer prescrições e emitir receitas de medicamentos manipulados

Atualizado essa semana

🧪 Como adicionar medicamentos manipulados

Caso não encontre um medicamento na barra de pesquisa da Mevo, você pode incluí-lo na receita de forma manual como um medicamento manipulado. Vamos ver o passo a passo:

Com o atendimento aberto, selecione a guia "Prescrições, depois clique em "Mevo" e a tela de prescrições abrirá.

No campo de busca, escreva o nome do medicamento e selecione a opção "Incluir medicamento manual". Na nova tela, identifique se é um receituário simples, controlado ou outro.

  • Simples: para medicamentos comuns;

  • Simples em duas vias: quando necessário duplicar a via da prescrição;

  • Controlado: exigido para substâncias sujeitas a controle especial (ex: tarja preta).

Em seguida, selecione a opção "Manipulado" e em posologia, escreva a composição do medicamento. Apenas o nome, ripo de receita e posologia são obrigatórios. Caso queira, identifique o numero de caixas ou unidades. Para finalizar, clique em "Salvar."


📄 Salve a formula manipulada como um modelo!

Depois de criar e personalizar a fórmula manipulado, você pode salvar ela como um modelo e utilizar em outras prescrições, acessando e adicionando de forma rápida.

Para isso, clique "Modelos" no menu lateral direito e selecione o botão "Criar modelo+". De um nome para o seu modelo e depois salve.

Quando quiser adicionar o modelo a uma receita, basta ir em “Modelos” e buscar o nome na lista. Ao identificá-lo, clique sobre o nome do modelo para que ele seja adicionado à prescrição.


📃Emitindo os receituarios

Após finalizar a prescrição, clique em “Continuar”. Na tela seguinte, no lado esquerdo, devem ser preenchidas as informações do paciente. Caso algum dado obrigatório esteja faltando, a plataforma indicará a necessidade de preenchimento na seção “Informações faltantes do paciente”.

Em seguida, escolha como enviar a receita para o paciente, a opção via celular é obrigatória e via e-mail opcional.

No lado direito da tela, é possível gerenciar a assinatura digital clicando em “Gerenciar assinatura digital”. O profissional poderá escolher entre utilizar um certificado digital A1, A3 ou optar por assinar e carimbar o documento.

A Mevo utiliza a sua assinatura digital vinculada aos dados do seu CPF e CRM, cadastrados na GestãoDS, por isso é importante manter essas informações sempre atualizadas na plataforma!

Na seção “Layout do documento”, caso o profissional já tenha um modelo de PDF personalizado para a receita, poderá selecioná-lo. Se não houver um modelo criado, basta clicar em “Prévia da receita” para conferir se todas as informações da prescrição estão corretas.

Ainda nessa etapa, é possível escolher se a receita será impressa e se a data será incluída no documento. Para finalizar o processo, clique em “Assinar e enviar”.

Uma tela de carregamento será exibida e, ao término, a prescrição será enviada com sucesso.


Respondeu à sua pergunta?