Há duas formas de prescrever pela Mevo: durante um atendimento ou pelo cadastro do paciente.
🔑 Ativação da Mevo: caso a Mevo ainda não esteja ativa em sua conta, siga o passo a passo para ativação: confira aqui.
Como entrar na Mevo pelo cadastro do paciente
Vá até o menu lateral esquerdo e clique no módulo “Pacientes”. Em seguida, selecione a opção “Todos os pacientes”, pesquise pelo nome do paciente desejado e clique sobre ele. No perfil do paciente, acesse a guia “Prescrições” e clique no botão “Mevo”. Assim, a prescrição digital será aberta em uma nova tela.
Como acessar a Mevo durante um atendimento
Com o prontuário do paciente aberto, encontre a ferramenta indo na guia "Prescrições" e depois clique no botão "Mevo".
💊 Como precrever medicamentos
Na nova tela, no menu superior, você terá diversas opções de prescrição: receita médica, exames e cirurgias, atestado, encaminhamento e relatório.
Por padrão, a Mevo sempre inicia na opção “Receita médica”, mas caso queira emitir outro tipo de documento, basta clicar na opção desejada, ao selecionar, ela ficará destacada em azul.
Para começar a prescrição, clique na barra de pesquisa e busque pelo nome do medicamento que deseja adicionar a receita. Quando o identificar, clique sobre o medicamento para adicionar.
Uma nova tela será exibida com o nome do medicamento e os campos para preenchimento. A Mevo já sugere informações automaticamente, porém todas as seções podem ser editadas. Você pode definir a posologia, a apresentação, a quantidade e se o uso é contínuo ou não. Após realizar os ajustes, clique em “Incluir” para adicionar o medicamento à receita.
É possível incluir vários medicamentos em uma mesma receita. Quando um antibiótico é prescrito, uma tag de identificação aparece acima do nome do medicamento. No momento de gerar a receira, o antibiotico será emitido em duas vias.
No lado direito, você tem a opção de ✏️editar a posologia, apresentação, quantidade e se é de uso continuo. Ao lado do botão de edição, é possivel excluir o medicamento, clicando sobre o icone de lixeira🗑️.
A Mevo também permite a inclusão de observações na receita. Para isso, role até o final da tela e clique em “Adicionar observação”. Na tela seguinte, é possível escrever livremente orientações ao paciente, avisos de retorno ou qualquer outra informação relevante. Para adicionar a prescrição clique em "Incluir".
⚠️ Alertas: alergia, interação medicamentosa e contraindicação
A Mevo conta com diversos alertas automáticos. Um deles é o aviso de alergia a medicamentos, que é exibido sempre que um medicamento que o paciente tem alergia é adicionado a prescrição.
Importante: a Mevo puxa automaticamente do prontuário da GestãoDS as informações sobre alergias. Por isso, é fundamental que as alergias do paciente estejam corretamente registradas no prontuário de atendimento.
Ao adicionar diversos medicamentos à prescrição, a Mevo exibe alertas automáticos de interações e contraindicações. Por exemplo: contraindicação para gestante, lactante, interação com álcool, exames e outros.
Os ícones de interação e contraindicação aparecem logo abaixo da posologia de cada medicamento. Ao clicar nesses ícones, é possível visualizar os detalhes e os motivos das interações.
Outra forma de consultar essas informações é clicando no botão “Interação”, disponível no menu lateral direito.
📃Emitindo os receituarios
Após finalizar a prescrição, clique em “Continuar”. Na tela seguinte, no lado esquerdo, devem ser preenchidas as informações do paciente. Caso algum dado obrigatório esteja faltando, a plataforma indicará a necessidade de preenchimento na seção “Informações faltantes do paciente”.
Em seguida, escolha como enviar a receita para o paciente, a opção via celular é obrigatória e via e-mail opcional.
No lado direito da tela, é possível gerenciar a assinatura digital clicando em “Gerenciar assinatura digital”. O profissional poderá escolher entre utilizar um certificado digital A1, A3 ou optar por assinar e carimbar o documento.
Lembre-se: a Mevo utiliza a sua assinatura digital vinculada aos dados do seu CPF e CRM, cadastrados na GestãoDS, por isso é importante manter essas informações sempre atualizadas na plataforma!
Na seção “Layout do documento”, caso o profissional já tenha um modelo de PDF personalizado para a receita, poderá selecioná-lo. Se não houver um modelo criado, basta clicar em “Prévia da receita” para conferir se todas as informações da prescrição estão corretas.
Ainda nessa etapa, é possível escolher se a receita será impressa e se a data será incluída no documento. Para finalizar o processo, clique em “Assinar e enviar”.
Uma tela de carregamento será exibida e, ao término, a prescrição será enviada com sucesso.
Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!
















