Passar para o conteúdo principal

Como vincular fluxos de WhatsApp após consultas, primeiras consultas e retornos

Configure o vínculo automático de fluxos de WhatsApp aos atendimentos da clínica para mais agilidade na comunicação com os pacientes

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, você vai aprender como configurar fluxos de WhatsApp do tipo Atendimento para que sejam automaticamente vinculados aos pacientes após a finalização de consultas, primeiras consultas ou retornos.


Essa funcionalidade permite agilizar o envio de orientações e mensagens importantes após o atendimento, sem depender da ação manual da equipe.

⚠️Importante: essa configuração está disponível apenas para fluxos de WhatsApp do tipo Atendimento. Não é possível utilizá-la com fluxos de e-mail.

⚙️ Pré-requisitos para configurar o vínculo

Antes de iniciar, é necessário que os fluxos de WhatsApp desejados já estejam criados no sistema e configurado com o tipo Atendimento.

🔄Se ainda não sabe como criar um fluxo, acesse o artigo:

🧭 Passo a passo para configurar os fluxos automáticos

Siga os passos abaixo para configurar os fluxos automáticos para cada tipo de consulta:

  1. Acesse o menu lateral esquerdo Serviços > Todos os Atendimentos;

  2. Selecione a opção Consultas na parte superior da tela;

  3. Clique no botão Fluxo de mensagens;

  4. Escolha o médico desejado (você poderá configurar fluxos diferentes para cada profissional);

  5. Em seguida, selecione os fluxos que serão utilizados para:

    • Consulta

    • Primeira Consulta

    • Retorno

  6. Após selecionar os fluxos, clique em Salvar.

📝 Sempre que um atendimento desses tipos for finalizado por um médico com fluxo configurado, o sistema fará o vínculo automático do fluxo ao paciente.

💬 Como funciona o envio das mensagens

Após o vínculo automático, a mensagem configurada no fluxo estará pronta para ser enviada ao paciente. O envio pode ser feito de duas formas:

1. Envio manual

Você poderá enviar a mensagem através do WhatsApp Web.

  • No canto superior direito do sistema, clique no ícone do WhatsApp (barra roxa);

  • Localize o paciente na lista e clique em Enviar mensagem;

  • A mensagem será aberta no WhatsApp Web, já na conversa com o paciente, para que você possa revisá-la antes do envio.

2. Envio automático com o ChatGDS

Se preferir, você pode contratar o ChatGDS, que realiza o envio automático das mensagens assim que o fluxo é vinculado.

💡 Com o ChatGDS, não é necessário realizar os envios. O paciente receberá as mensagens no tempo certo, de forma automatizada, conforme a configuração do fluxo.


Ficou com alguma dúvida?

Nossa equipe do suporte está disponível através do ícone roxo no canto inferior esquerdo da tela para auxiliar!

Respondeu à sua pergunta?