Neste artigo, você vai aprender como configurar fluxos de WhatsApp do tipo Atendimento para que sejam automaticamente vinculados aos pacientes após a finalização de consultas, primeiras consultas ou retornos.
Essa funcionalidade permite agilizar o envio de orientações e mensagens importantes após o atendimento, sem depender da ação manual da equipe.
⚠️Importante: essa configuração está disponível apenas para fluxos de WhatsApp do tipo Atendimento. Não é possível utilizá-la com fluxos de e-mail.
⚙️ Pré-requisitos para configurar o vínculo
Antes de iniciar, é necessário que os fluxos de WhatsApp desejados já estejam criados no sistema e configurado com o tipo Atendimento.
🔄Se ainda não sabe como criar um fluxo, acesse o artigo:
🧭 Passo a passo para configurar os fluxos automáticos
Siga os passos abaixo para configurar os fluxos automáticos para cada tipo de consulta:
Acesse o menu lateral esquerdo Serviços > Todos os Atendimentos;
Selecione a opção Consultas na parte superior da tela;
Clique no botão Fluxo de mensagens;
Escolha o médico desejado (você poderá configurar fluxos diferentes para cada profissional);
Em seguida, selecione os fluxos que serão utilizados para:
Consulta
Primeira Consulta
Retorno
Após selecionar os fluxos, clique em Salvar.
📝 Sempre que um atendimento desses tipos for finalizado por um médico com fluxo configurado, o sistema fará o vínculo automático do fluxo ao paciente.
💬 Como funciona o envio das mensagens
Após o vínculo automático, a mensagem configurada no fluxo estará pronta para ser enviada ao paciente. O envio pode ser feito de duas formas:
1. Envio manual
Você poderá enviar a mensagem através do WhatsApp Web.
No canto superior direito do sistema, clique no ícone do WhatsApp (barra roxa);
Localize o paciente na lista e clique em Enviar mensagem;
A mensagem será aberta no WhatsApp Web, já na conversa com o paciente, para que você possa revisá-la antes do envio.
2. Envio automático com o ChatGDS
Se preferir, você pode contratar o ChatGDS, que realiza o envio automático das mensagens assim que o fluxo é vinculado.
💡 Com o ChatGDS, não é necessário realizar os envios. O paciente receberá as mensagens no tempo certo, de forma automatizada, conforme a configuração do fluxo.
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